SóProvas


ID
5595967
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Muitos criminólogos defendem ser útil manter-se firme, em linha de princípio, a distinção entre sociologia criminal e sociologia jurídico-penal. Entretanto, Alessandro Baratta sustenta que um ponto de encontro e de superposição logicamente necessário entre os referidos campos do conhecimento deriva do caráter problemático que alguns conceitos adquiriram no âmbito do labeling approach.


Nesse sentido, analise as asserções a seguir:


I. A sociologia criminal estuda os comportamentos que representam uma reação ante o comportamento desviante, os fatores condicionantes e os efeitos desta reação, assim como as implicações funcionais dessa reação com a estrutura social global. A sociologia jurídico-penal, ao contrário, estuda propriamente o comportamento desviante com relevância penal, a sua gênese, a sua função no interior da estrutura social dada.


NO ENTANTO,


II. Mesmo permanecendo firme o princípio de delimitação, o campo da sociologia criminal e o da sociologia penal se sobrepõem necessariamente, ao menos no que se refere aos aspectos da noção, da constituição e da função do desvio, que podem ser colocados em conexão estreita com a função e os efeitos estigmatizantes da relação social, institucional e não institucional.


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Questão pesada para o cargo de Escrivão!

    Errada: Afirmativa I. A questão inverteu os termos.

    A sociologia criminal estuda os comportamentos que representam uma reação ante o comportamento desviante, os fatores condicionantes e os efeitos desta reação, assim como as implicações funcionais dessa reação com a estrutura social global. A sociologia jurídico-penal, ao contrário, estuda propriamente o comportamento desviante com relevância penal, a sua gênese, a sua função no interior da estrutura social dada.

    Pois, no livro Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal, Alessandro Barata, página 24, dispõe que:

    " A sociologia Criminal estuda o comportamento desviante com relevância penal, a sua gênese, a sua função interior da estrutura social dada."

    A sociologia Jurídico-Penal que estuda os comportamentos que representam uma reação ante o comportamento desviante, os fatores condicionantes e os efeitos desta reação, assim como as implicações funcionais dessa reação com a estrutura social global.

    A questão inverteu os termos.

    Correta: Afirmativa II: consta no livro Criminologia Crítica e Crítica do Direito Penal, Alessandro Barata, página 25, em su a inteligência no tema: objeto da Sociologia Jurídico-Penal.

    Mesmo permanecendo firme o princípio de delimitação, o campo da sociologia criminal e o da sociologia penal se sobrepõem necessariamente, ao menos no que se refere aos aspectos da noção, da constituição e da função do desvio, que podem ser colocados em conexão estreita com a função e os efeitos estigmatizantes da relação social, institucional e não institucional.

  • copiar trecho de livro pra por em questões... voltamos aos concursos dos anos 90, da era pré internet.

  • letra D

  • Pelo menos deram a biografia

  • Não sabia que existia o cargo de escrivão da nasa em MG.

  • Questão dessa não cai nem para escrivão da PF.

  • kkkkkkkkkkkk vão falar que vocês não leram o livro e guardaram os trechos expostos acima?

  • Essa questão me tirou na PCMG, errei na prova e acabo de errar em casa!

  • A sociologia criminal estuda os comportamentos que representam uma reação ante o comportamento desviante, os fatores condicionantes e os efeitos desta reação, assim como as implicações funcionais dessa reação com a estrutura social global. ESTA PARTE ESTÁ CERTA.

    A sociologia jurídico-penal, ao contrário, estuda propriamente o comportamento desviante com relevância penal,(A PARTIR DAQUI DANOU-SE TUDO) a sua gênese, a sua função no interior da estrutura social dada.