SóProvas


ID
5595988
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Medicina Legal

O rompimento de barragem em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019, foi o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. O desastre industrial, humanitário e ambiental causou a morte de 270 pessoas, incluindo oito desaparecidas, em números oficiais divulgados em 6 de outubro de 2021, com a identificação de 262 vítimas. A identificação do sexo de um cadáver humano adulto encontrado esqueletizado pode ser realizada por meio do estudo de algumas estruturas.


Quais as principais estruturas ósseas que contribuem para essa identificação? 

Alternativas
Comentários
  • Bom dia, boa tarde, boa noite....

    O Gabarito correto é a letra A.

    Segundo ensinamentos da professora Luciana Gazzola, os ossos mais importantes para se determinar o sexo na antropologia forense são: pelve, crânio, mandíbula, tórax e ossos longos.

    O tórax masculino apresenta forma de cone invertido (cintura escapular mais larga), enquanto que o tórax feminino apresenta forma ovoide.

    A pelve do homem possui dimensão vertical, é mais estreita, apresenta estrutura mais pesada e robusta se comparada com a pelve da mulher, que possui dimensão horizontal e é mais larga.

    Mandíbula masculina possui ângulo mais aberto, enquanto que a mandíbula feminina apresenta ângulo mais fechado.

    Os ossos do crânio, no homem, apresentam saliências e fronte achatada, enquanto que o crânio feminino apresenta aspecto liso e a fronte reta.

    Espero ter ajudado.

    Abs!!

  • > embora crânio e tórax permitam identificar o sexo; é a bacia que nos fornece as características diferenciais mais importantes.