Antes de tudo você precisa saber que relação de oferta títulos e taxa são inversamente proporcionais.
Como assim?!
Imagine eu, governo, preciso que minha taxa caia. Blz vou fazer isso? Basicamente vou diminuir oferta de títulos, e consequentemente fazer com que os preço subam, e os juros (taxa de retorno) desçam, isso ocorre para agentes econômicos se livrem dos títulos tendo vista que a renumeração a longo prazo não é atrativa. É cabível salientar que o inverso também ocorre.
Qualquer erro é só me notificar.
Isso tanto quanto confuso a primeira a vista então só tenha em mente que se o governo quiser baixa a taxa ele compra títulos.
Qualquer erro me notifiquem.
o banco só emprestará dinheiro a pessoas e empresas se os juros atrelados a esses serviços renderem mais que o dos títulos públicos. Portanto, se de um mês para outro, um título público torna-se mais rentável para o banco, só será bom negócio para o mesmo banco fazer outras operações de crédito se elas também aumentarem sua lucratividade. E esse aumento da lucratividade vai depender de aumentar os juros para quem deseja tomar o crédito.
Para diminuir a taxa Selic, o Banco Central precisa fazer o oposto. Ao invés de ir ao mercado vender títulos a um preço menor, ele decide comprar títulos que os bancos já têm a um preço maior que o praticado anteriormente. Com isso, o Banco Central consegue desvalorizar os títulos públicos, e o movimento esperado é que os bancos também reduzam as suas taxas de juros para outras operações de crédito, reduzindo os juros reais.
fonte:https://www.cnnbrasil.com.br/business/taxa-selic-o-que-e-como-e-definida-e-quais-fatores-influenciam-seu-sobe-e-desce/#:~:text=Para%20diminuir%20a%20taxa%20Selic,maior%20que%20o%20praticado%20anteriormente.