SóProvas


ID
5599231
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

A Lei nº 15.612/2021 dispõe sobre o processo administrativo no Estado do Rio Grande do Sul. De acordo com essa lei, o processo administrativo estadual será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. São princípios estabelecidos na referida lei:


I. A juridicidade e o interesse público.

II. A segurança jurídica.

III. A consensualidade administrativa.

IV. A modernização e a desburocratização dos procedimentos administrativos, inclusive mediante a simplificação de formalidades ou exigências desnecessárias ou superpostas, cujo custo econômico ou social, tanto para o erário quanto para o cidadão, seja superior ao eventual risco de fraude.


Quais estão corretos?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Conforme redação da Lei Estadual 15.612/2021:

    "Art. 2º O processo administrativo estadual será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição Federal e na Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, observando-se os seguintes princípios:

    I - a juridicidade e o interesse público;

    II - a segurança jurídica;

    III - o respeito à livre iniciativa e a criação de um ambiente propício ao empreendedorismo, observando-se a Lei nº 15.431, de 27 de dezembro de 2019 - Declaração Estadual de Direitos de Liberdade Econômica;

    IV - a consensualidade administrativa;

    V - a boa-fé objetiva e a moralidade administrativa;

    VI - a prestação impessoal e eficiente dos serviços públicos;

    VII - a publicidade e a transparência dos atos administrativos;

    VIII - a garantia do contraditório e da ampla defesa;

    IX - a razoabilidade e a proporcionalidade das decisões administrativas;

    X - a modernização e a desburocratização dos procedimentos administrativos, inclusive mediante a simplificação de formalidades ou exigências desnecessárias ou superpostas, cujo custo econômico ou social, tanto para o erário quanto para o cidadão, seja superior ao eventual risco de fraude."