A questão é uma abordagem de um sistema de tratamento de água, no processo convencional. A Figura 1 ilustra a sequência de um desses sistemas:
FONTE: SABESP
A sequência da imagem pode ser brevemente explicada:
Pré-cloração – Etapa em que o cloro é adicionado assim que a água chega à estação, visando à retirada de matéria orgânica e metais.
Pré-alcalinização – Depois do cloro, a água recebe cal ou soda, que servem para ajustar o pH* aos valores exigidos nas fases seguintes do tratamento.
Coagulação – Adição de algum coagulante (sulfato de alumínio, cloreto férrico ou outro), seguido da agitação da água. O objetivo é que as partículas de sujeira fiquem eletricamente desestabilizadas e mais fáceis de agregar.
Floculação – É a mistura lenta da água, que serve para provocar a formação de flocos com as partículas.
Decantação ou sedimentação – A água passa por grandes tanques para separar os flocos de sujeira formados na etapa anterior.
Filtração – A água atravessa tanques formados por pedras, areia e carvão antracito, para reter a sujeira que restou da fase de decantação.
Pós-alcalinização – Em seguida, é feita a correção final do pH da água, para evitar a corrosão ou incrustação das tubulações.
Desinfecção – Última adição de cloro antes de sua saída da estação de tratamento.
Fluoretação – O flúor também é adicionado à água, com o objetivo de prevenir cáries.
Como se vê, as alternativas contemplam uma parte da sequência de uma ETA, já após a pré-cloração e a pré-alcalinização e antes da desinfecção e da fluoretação. Nessa parte, a sequência correta é dada por: coagulação, floculação, decantação ou sedimentação e filtração. Portanto, a resposta para a questão é a LETRA E.
Gabarito do Professor: Letra E
FONTE: Tratamento de água. SABESP. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.