a) a vazão mássica pode ser lida através de medidores do tipo engrenagens ovais. ERRADO
b) a vazão pode ser medida utilizando o efeito doppler em medidores ultrassônicos. CORRETO - Os medidores de vazão que usam a velocidade do som como meio auxiliar de medição podem ser divididos em dois tipos principais: Medidores a efeito doppler e Medidores de tempo de trânsito. O sensor ultrassônico é um sensor não invasivo, localizado na parte externa da tubulação e sem contato com o fluido. Este medidor propaga ondas sonoras no interior do fluido através das paredes da tubulação, quando as ondas sonoras são refletidas por partículas em movimento, a frequência é deslocada devido ao fenômeno conhecido como efeito Doppler.
c) os medidores magnéticos são impróprios para medição de produtos químicos altamente corrosivos e fluidos com sólidos em suspensão.
ERRADO. Medidores magnéticos, ultra-sônicos etc são indicados para fluídos corrosivos.
d) os medidores do tipo Coriolis são chamados de deprimogênios. ERRADO. Medidores deprimogênios são aqueles que geram pressão diferencial, tais como: tubo de pitot, venturi, placa de orifício e tubo de Dall.
e) os medidores do tipo tubo Venturi causam maior perda de carga que os de placa de orifício. ERRADO. Tubos de venturi, para as mesmas condições de escoamento, permite a medição de vazões 60% maiores que a placa de orifício com uma perda de carga de 20%.