SóProvas


ID
5604046
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Jornalismo

A entrevista é uma conversa, em formato de perguntas e respostas, entre o jornalista e uma fonte que detém informações sobre determinado tema de interesse público. Sobre a entrevista jornalística, analise as assertivas a seguir:


I. O termo fonte no jornalismo pode ser definido como alguém que testemunhou um fato ou é especialista em determinado assunto e tem interesse em falar na mídia para se promover.

II. As fontes para as entrevistas podem ser divididas entre primárias, aquelas que estão mais próximas do acontecimento, geralmente testemunham o fato; e secundárias, as que são consultadas para a construção da pauta e o aprofundamento da matéria.

III. Há entrevistas de diferentes tipos, tais como a ritual, geralmente breve, mais concentrada em quem é o entrevistado do que no que ele tem a dizer, por exemplo, entrevistas com jogadores de futebol após uma partida; e a temática, que aborda um assunto específico, sobre o qual se supõe que o entrevistado tenha autoridade para falar.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • A redação do item 1 ficou horrível se o objetivo era invalidá-lo. Do modo como está o item1 deveria ser considerada correto, pois o termo "pode" possibilita diversas acepções do conceito de fonte jornalística. Ambos os exemplos citados fazem parte do conceito de fonte, que por sinal é bem amplo conforme explica Traquina:

    "Nelson Traquina considera que para os jornalistas, “qualquer pessoa pode ser uma fonte de informação” (2004, p.190). Ou seja, uma fonte é qualquer pessoa que fornece informações ao jornalista, podendo estar envolvida no acontecimento, ou ser apenas testemunha da ocorrência."

    O fato das fontes buscarem a mídia para se promovorem também não é novidade e isso não as desqualificam como fontes jornalísticas.

    “Define-se a notícia como uma construção social em torno de dois agentes. O primeiro é a fonte de informação, com interesses na promoção e divulgação de certos factos. O segundo interveniente é o jornalista, que noticia os acontecimentos e desoculta segredos das fontes” (Santos, 2004, p.1).

    Poder-se-ia argumentar que as ditas fontes "especialistas" não teriam por definição o interesse de se promover. Contudo, o interesse pessoal, em menor ou maior grau, é fator intrinseco ao conceito de fonte.