SóProvas


ID
5604199
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Os profissionais da área da saúde, por estarem mais expostos, possuem um risco elevado de aquisição de doenças infecciosas, devendo estar devidamente imunizados. Acerca das vacinas administradas nos serviços públicos de saúde para a garantia do esquema vacinal, é correto afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • A) Uma dose de reforço da vacina amarela é necessária a cada dez anos.

    B) A vacina DT (Dupla Adulto) contra Difteria e Tétano deve ser aplicada em três doses no esquema básico. Requer uma dose de reforço a cada dez anos, antecipada para cinco anos em caso de gravidez ou lesões graves.

    C) A vacina SRC (Tríplice Viral) contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, deve ser aplicada em dose única.

    D) Correta

    E) As vacinas contra Influenza e Pneumococos atuam contra gripe e pneumonia, respectivamente, e requerem uma dose a cada ano para gripe e reforço após cinco anos para pneumonia. 

  • Sarampo, Caxumba e Rubéola (Vacina SRC ou tríplice viral) - Deve ser feita em dose única.

    Febre Amarela - Com doses de reforço a cada dez anos. A vacinação deve ser feita 10 dias antes da chegada na localidade.

    Difteria e Tétano (Dupla adulto) - Feita em três doses no esquema básico.

    1ª Dose: 0

    2ª Dose: 2 meses após a primeira

    3ª Dose: 6 meses após a primeira

    Requer reforço a cada dez anos. Em caso de gravidez ou acidente com lesões graves o reforço deve ser feito em cinco anos.

    Influenza E Pneumococos (Contra a gripe e Pneumonia) - Uma dose a cada ano no caso da influenza e reforço a cada cinco anos para pneumonia.

    Hepatite B - Feito em três doses, via intramuscular:

    1ª Dose: 0

    2ª Dose: 1 mês após a primeira

    3ª Dose: 6 meses após a primeira

    Dois meses após o esquema vacinal completo, recomenda-se a realização do teste sorológico para verificar a soroconversão