SóProvas


ID
5604253
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O equipamento odontológico e os periféricos, utilizados na Odontologia, estão sujeitos à contaminação por microorganismos patogênicos provenientes da cavidade bucal do paciente por meio do contato direto, do toque das mãos enluvadas do profissional e do pessoal auxiliar, de respingos de sangue ou saliva e do aerossol que neles se depositam. Além dessas fontes de contaminação, deve ser considerada, na elaboração de um programa de controle de infecção, a qualidade da água utilizada nos equipamentos odontológicos. Acerca do controle de infecção no consultório odontológico estão corretas as seguintes medidas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A quantidade de água ao máximo de 500 Unidades Formadoras de Colônia por mililitro (UFCmL)

  • A American Dental Association (ADA), também em 1995, salienta que a qualidade da água utilizada no tratamento odontológico é pobre e padrões devem ser assegurados. Assim, ficou estabelecido que, a partir do ano 2000, a água liberada pelos equipamentos odontológicos, em procedimentos não-cirúrgicos, não deveria conter mais que 200 ufc/ml de bactérias heterotróficas.

    Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Serviços Odontológicos: Prevenção e Controle de Risco, 2006