SóProvas


ID
5604256
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Referente ao tratamento cirúrgico dos caninos impactados, a maior parte da literatura disponível hoje está relacionada à impacção dos caninos superiores, refletindo sua ocorrência 20 vezes maior em relação aos caninos inferiores impactados. O tratamento típico envolve a manipulação ortodôntica a fim de fornecer espaço adequado para o dente na arcada e acesso cirúrgico ao dente impactado, com colagem de um dispositivo de erupção ortodôntica. Algumas técnicas cirúrgicas básicas foram descritas por Kokich e Cooke para o tratamento de caninos impactados, cada um tendo sua situação clínica com a escolha apropriada. São elas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A coroa dos caninos inclusos por vestibular pode ser exposta através de uma gengivetomia, ou um retalho posicionado apical, ou técnicas de erupção fechada (Cooke e Wang, 2006, Ngan, Hornbrook e Weaver, 2005).

    Na técnica aberta é levantado um retalho gengival ou é feita a excisão de tecido mole, procedendo-se à remoção do osso sobre a coroa do dente, criando uma “janela” que deixa a coroa exposta. Por fim, é colocado um isolamento periodontal de forma a prevenir o fecho da “janela” (Frank e Long, 2002).

    Na técnica fechada é levantado um retalho gengival que expõe a coroa do CI. O osso que cobre a coroa do dente é removido e é colocado um dispositivo de tração no canino. O retalho é depois reposto com uma corrente ou fio, ligando o dispositivo acoplado no dente à cavidade oral (Frank e Long, 2002).

    https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/5263/1/PPG_21927.pdf

    https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/5445/1/PPG_21480.pdf