SóProvas


ID
5604274
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O documento psicológico constitui instrumento de comunicação que tem como objetivo registrar o serviço prestado pelo psicólogo. Assinale a alternativa INCORRETA em relação à Resolução nº 6/2019 do CFP. 

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Os documentos psicológicos devem apresentar predominantemente descrições literais dos atendimentos realizados. FALSO, pois o psicólogo não deve transcrever a literalidade das sessões, mas deve apresentar o raciocínio clínico e demonstrar poder de síntese e objetividade.

  • Somente se isso se justificar tecnicamente, o psicólogo poderá se utilizar de descrições literais em documentos psicológicos.

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Art. 6º - ...

    § 5.º Os documentos psicológicos não devem apresentar descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente. 

    A fundamentação que corrobora as demais assertivas estão na referida resolução, no item Princípios da Linguagem Técnica, Art. 6º, parágrafos 1º; 2º; 3º e 4º.

    Gabarito: B

  • A)O psicólogo, ao redigir o documento psicológico, deve expressar-se de maneira precisa, expondo o raciocínio psicológico resultante da sua atuação profissional. CORRETA.

    Art. 6 § 1º - A(o) psicóloga(o), ao redigir o documento psicológico, devem expressar-se de maneira precisa, expondo o raciocínio psicológico resultante da sua atuação profissional. O texto do documento deve ser expresso a partir de um encadeamento de frases e parágrafos que resultem em uma articulação de ideias, caracterizando uma sequência lógica de posicionamentos, que representem o nexo causal resultante de seu raciocínio.

    B) Os documentos psicológicos devem apresentar predominantemente descrições literais dos atendimentos realizados. ERRADA.

    Art.6 § 3º - Os documentos técnicos resultantes da atuação profissional não correspondem às descrições literais dos atendimentos realizados, salvo quando tais descrições se justifiquem tecnicamente, e devem ser escritos de forma impessoal, na terceira pessoa, com coerência que expresse a ordenação de ideias e a interdependência dos diferentes itens da estrutura do documento.

    C) O texto do documento deve ser construído com frases e parágrafos que resultem de uma articulação de ideias, caracterizando uma sequência lógica de posicionamentos que representem o nexo causal resultante de seu raciocínio. CORRETA.

    Art.6 § 1º - A(o) psicóloga(o), ao redigir o documento psicológico, devem expressar-se de maneira precisa, expondo o raciocínio psicológico resultante da sua atuação profissional. O texto do documento deve ser expresso a partir de um encadeamento de frases e parágrafos que resultem em uma articulação de ideias, caracterizando uma sequência lógica de posicionamentos, que representem o nexo causal resultante de seu raciocínio.

    D) A linguagem escrita deve basear-se nas normas cultas da língua portuguesa, na técnica da Psicologia, na objetividade da comunicação e na garantia dos direitos humanos (observando os Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo). CORRETA.

    Art.6 §2º - A linguagem escrita deve basear-se nas normas cultas da língua portuguesa, na técnica da Psicologia, na objetividade da comunicação e na garantia dos Direitos Humanos (observando os Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional do Psicólogo, e as Resoluções CFP 01/1999, 018/2002 e 01/2018).

    E) Os documentos psicológicos devem ser escritos de forma impessoal, na terceira pessoa, com coerência que expresse a ordenação de ideias e a interdependência dos diferentes itens da estrutura do documento. CORRETA.

    Art. 6 §4°- os documentos psicológicos devem ser escritos de forma impessoal, na terceira pessoa, com coerência que expresse a ordenação de ideias e a interdependência dos diferentes itens da estrutura do documento.

    GABARITO: B