SóProvas


ID
5605318
Banca
FUNDATEC
Órgão
IPE Saúde
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise abaixo as reflexões que tratam do tema “questão social” e o Serviço Social nos termos de Marilda Villela Iamamoto e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Na raiz da “questão social”, na atualidade, encontram-se as políticas governamentais favorecedoras da esfera financeira e do grande capital produtivo – das instituições e mercados financeiros e empresas multinacionais, enquanto forças que capturam o Estado, as empresas nacionais e o conjunto das classes e grupos sociais, que passam a assumir os ônus das chamadas “exigências dos mercados”.

( ) As múltiplas manifestações da questão social, sob a órbita do capital, tornam-se objeto de ações filantrópicas e de benemerência e de “programas focalizados de combate à pobreza”, que acompanham a mais ampla privatização, as múltiplas manifestações da questão social, sob a órbita do capital, tornam-se objeto de ações filantrópicas e de benemerência e de “programas focalizados de combate à pobreza”, que acompanham a mais ampla privatização”.

( ) O pensamento neoliberal estimula um vasto empreendimento de “refilantropização do social” com seus chamamentos à “sociedade civil” e opera uma profunda despolitização da “questão social”, ao desqualificá-la em suas dimensões de questão pública, questão política e questão nacional.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (...)

    As conquistas sociais acumuladas têm sido transformadas em causa de “gastos sociais excedentes”, que se encontrariam na raiz da crise fiscal dos estados, segundo a interpretação neoliberal. A contrapartida tem sido a difusão da ideia liberal de que o “bem-estar social” pertence ao foro privado dos indivíduos, famílias e comunidades. A intervenção do Estado no atendimento às necessidades sociais é pouco recomendada, transferida ao mercado e à filantropia, como alternativas aos direitos sociais que só têm existência na comunidade política. Como lembra Yazbek (2001), o pensamento neoliberal estimula um vasto empreendimento de “refilantropização do social”, e opera uma profunda despolitização da “questão social” ao desqualificá-la como questão pública, questão política e questão nacional

    O Brasil das desigualdades: “questão social”, trabalho e relações sociais/ Brazil of inequalities: “social question”, work and social relations MARILDAVILLELA IAMAMOTO86

    http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/FaPa1Oy8kQ65voJ4T345.pdf

  • Alternativa C