SóProvas


ID
5605393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da Resolução CFP 06/2019, cujos objetivos são orientar o psicólogo na elaboração de documentos escritos produzidos no exercício da sua profissão e fornecer os subsídios éticos e técnicos necessários à produção qualificada da comunicação escrita, julgue os itens subsequentes.


I Nos processos de avaliação psicológica compulsória, o documento emitido pelo psicólogo deverá ser o atestado ou, caso solicitado, o laudo.

II O psicólogo deverá arquivar uma cópia dos atestados emitidos juntamente com todo o material resultante do processo avaliativo, protocolada com data, local e assinatura de quem recebeu o documento, para fins de comprovação e fiscalização.

III Na elaboração do laudo pelo profissional, facultam-se a inclusão de fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas e a escolha do título, o qual poderá variar conforme a especificidade teórico-metodológica do processo.

IV As declarações deverão conter o registro de sintomas, a descrição do motivo do documento, as informações sobre local e duração do acompanhamento e, ainda, o encerramento com nome completo do psicólogo, inscrição profissional, carimbo e assinatura.

V O relatório psicológico resulta da prestação de serviços e pode referir-se a ações e relatos pontuais, como visitas domiciliares, ou a uma exposição analítica mais detalhada.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    I Nos processos de avaliação psicológica compulsória, o documento emitido pelo psicólogo deverá ser o atestado ou, caso solicitado, o laudo. VERDADEIRO

    II O psicólogo deverá arquivar uma cópia dos atestados emitidos juntamente com todo o material resultante do processo avaliativo, protocolada com data, local e assinatura de quem recebeu o documento, para fins de comprovação e fiscalização. VERDADEIRO

    III Na elaboração do laudo pelo profissional, facultam-se a inclusão de fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas e a escolha do título, o qual poderá variar conforme a especificidade teórico-metodológica do processo. FALSO, pois é obrigatório a utilização de referências no laudo.

    IV As declarações deverão conter o registro de sintomas, a descrição do motivo do documento, as informações sobre local e duração do acompanhamento e, ainda, o encerramento com nome completo do psicólogo, inscrição profissional, carimbo e assinatura. FALSO, pois não pode haver registro de sintomas na declração.

    V O relatório psicológico resulta da prestação de serviços e pode referir-se a ações e relatos pontuais, como visitas domiciliares, ou a uma exposição analítica mais detalhada. VERDADEIRO

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Somente as assertivas I, II e V estão corretas. Vejamos a correção das demais assertivas:

    • III) Na elaboração de laudos, é obrigatória a informação das fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas (Art. 13, §7º). Além disso, o título "Laudo Psicológico" deve ser usado independentemente da orientação ou especificidade teórico-metodológica do processo;

    • IV) É vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na Declaração (Art. 9º, §1º);

    Gabarito: C

  • III Na elaboração do laudo pelo profissional, facultam-se a inclusão de fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas e a escolha do título, o qual poderá variar conforme a especificidade teórico-metodológica do processo. (OBRIGATÓRIO)

    IV As declarações deverão conter o registro de sintomas, a descrição do motivo do documento, as informações sobre local e duração do acompanhamento e, ainda, o encerramento com nome completo do psicólogo, inscrição profissional, carimbo e assinatura.

    (informações básica, como local, duração do acompanhamento, dias da semana etc. É vedado a descrição de sintomas ou relatos.)

    GAB. C

  • De acordos com a legislação referenciada:

    Art. 9.º Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguinte informações:

    I - Comparecimento da pessoa atendida e seu(sua) acompanhante;

    II - Acompanhamento psicológico realizado ou em realização;

    III - Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários.

    § 1.º É vedado o registro de sintomas, situações ou estados psicológicos na Declaração.

    E ainda:

    Art. 13 O laudo psicológico é o resultado de um processo de avaliação psicológica, com finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida.

    § 7.º Na elaboração de laudos, é obrigatória a informação das fontes científicas ou referências bibliográficas utilizadas, em nota de rodapé, preferencialmente.

    Além disso, título "Laudo Psicológico" deve ser usado independentemente da orientação ou especificidade teórico-metodológica do processo. Se quiser, o(a) psicólogo(a) poderá colocar um subtítulo especificando o processo, por exemplo, "Laudo Psicológico – Avaliação neuropsicológica” .

     Assim, temos os itens III e IV em discordância com a Resolução. Os demais estão corretos.


    GABARITO: C