SóProvas


ID
5610286
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil

Na determinação do número e da vazão de bombas para um projeto de bombeamento de água para abastecimento público, deve-se prever um mínimo de

Alternativas
Comentários
  • Certa, conforme a NBR 12.214/1992

    5.3.2 No planejamento da casa de bombas, o número e a vazão das unidades de bombeamento devem ser fixados segundo os seguintes critérios:

    1. a) número mínimo de bombas igual a duas unidades;
    2. b) previsão de uma ou mais unidades de reserva para o caso em que a parada de uma das bombas não permita recalcar a vazão máxima ou transferir o volume total diário previsto em projeto;
    3. c) bombas de mesmo tipo e, de preferência, de mesma vazão ou de vazões múltiplas entre si;
    4. d) implantação em etapas sucessivas, visando a reduzir a ociosidade do sistema de bombeamento;
    5. e) conjunto de bombas capaz de atender às exigências operacionais em toda a faixa prevista de vazão, sem prejuízo apreciável do rendimento de cada unidade;
    6. f) consideração do efeito regularizador de reservatório a jusante;
    7. g) redução da soma dos custos a valor presente, relativos a implantação, despesas financeiras e despesas de exploração.

    Obs.: Já existe a norma atualizada de 2020.

  • A rede de abastecimento de água trata-se de um sistema que visa distribuir água potável para consumo humano e uso industrial. Nesse contexto, a adutora consiste no conjunto de tubos responsáveis por realizar o transporte da água no abastecimento. As adutoras podem trabalhar por gravidade ou por meio de um conjunto motor-bomba, constituindo um conduto forçado.

     

    A NBR 12214 (ABNT, 2020) é a norma técnica brasileira que norteia o projeto de estação de bombeamento ou de estação elevatória de água. Especificamente quanto ao número de bombas, a NBR 12214 (ABNT, 2020), em seu item 5.9.4, estabelece que:

     

    5.9.4 Número de conjuntos motor-bomba

     

    [...]

     

    5.9.4.1 Devem ser considerados a eficiência energética do sistema, o dimensionamento do(s) conjunto(s) motor-bomba, a operação no horário de menor consumo, o número de conjuntos operando, a operação com aplicação de conversor de frequência, a vazão de dimensionamento máxima (de horizonte do estudo ou projeto) e mínima (início de operação, etapa intermediária), operação horossazonal.

     

    5.9.4.2 Recomenda-se que, para a quantidade máxima de conjuntos motor-bomba em operação, seja avaliada a viabilidade financeira, considerando a perda de rendimento nos conjuntos operando em associação paralela, a cada conjunto adicionado.

     

    5.9.4.3 Recomenda-se que pelo menos um dos conjuntos motor-bomba seja acionado com velocidade variável, possibilitando modulação entre as variações na vazão recalcada e a capacidade máxima por conjunto motor-bomba.

     

    5.9.4.4 Recomenda-se pelo menos um conjunto motor-bomba reserva instalado, com capacidade de bombeamento igual ao conjunto em operação de maior porte, atendendo à curva característica do sistema.

     

    5.9.4.5 Recomenda-se avaliar a instalação de sistema de bombeamento adicional para o enchimento de adutoras longas e/ou de grandes diâmetros.

     

    5.9.4.6 Devem ser selecionados conjuntos motor-bomba que possibilitem a melhor eficiência, operando:

     

    a) em paralelo com a altura manométrica máxima;

    b) em série com as alturas manométricas parciais por conjunto."

     

    Portanto, recomenda-se um conjunto motor-bomba em operação e um conjunto motor-bomba reserva. Com isso, totaliza-se dois conjuntos motor-bomba. Logo, a alternativa D está correta.

     

    Gabarito do professor: letra D.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 12214: Projeto de estação de bombeamento ou de estação elevatória de água — Requisitos. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.