SóProvas


ID
5610304
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil

No método de execução de sondagens de simples reconhecimento de solos com SPT (Standard Penetration Test),

Alternativas
Comentários
  • O solo consiste na camada superficial da Terra, oriundo dos processos de intemperismo e decomposição das rochas. O mesmo é formado por uma fase sólida, composta de matéria orgânica e inorgânica; uma fase líquida, associada à água ou outra solução presente no solo; e uma fase gasosa, correspondente aos gases no solo.

     

    O ensaio de penetração padrão (tradução da expressão inglesa “standard penetration test", conhecido popularmente como SPT, é responsável pela determinação do índice de resistência à penetração do solo (N ou NSPT), a estratigrafia dos solos (permitindo classificá-los) e a posição do nível d'água.

     

    Especificamente, o índice de resistência à penetração do solo é o principal resultado do ensaio SPT. A metodologia do ensaio SPT consiste em registrar, a cada metro e separadamente, o número de golpes necessários para a penetração de três segmentos de 15 cm de um amostrador padrão no solo. Tais golpes devem ser realizados utilizando um martelo com massa de 65kg, o qual cai de uma altura de 75 cm. Com isso, a energia do ensaio é padronizada. Especificamente, o NSPT corresponde aos golpes necessários para a cravação dos 30 cm finais de um amostrador padrão, após cravá-lo 15 cm inicialmente. O ensaio SPT é regulado pela NBR 6484 (ABNT, 2020).

     

    Visto isso e avaliando as alternativas separadamente com base no processo executivo do ensaio SPT, tem-se que:

     

     - A alternativa A está correta;

     

    - A alternativa B está errada. De acordo com o item 5.2.3.2 da NBR 6484 (ABNT, 2020): "A cada metro de perfuração, a partir de 1 m de profundidade, devem ser colhidas amostras dos solos por meio do amostrador-padrão, com execução de SPT";

     

    - A alternativa C está errada. Segundo o item 5.2.2.3 da NBR 6484 (ABNT, 2020): "Não é permitido que, nas operações com trado, o mesmo seja cravado dinamicamente com golpes do martelo ou por impulsão da composição de perfuração":

     

    - A alternativa D está errada. O item 5.2.3.10 da NBR 6484 (ABNT, 2020) estabelece que: "A cravação do amostrador-padrão, nos 45 cm previstos para a realização do SPT, deve ser contínua e sem aplicação de qualquer movimento de rotação nas hastes";

     

    - A alternativa E está errada. Segundo o item 6.2.4.1 da NBR 6484 (ABNT, 2020): "O critério de paralisação das sondagens é de responsabilidade técnica da contratante ou de seu preposto, e deve ser definido de acordo com as necessidades específicas do projeto".

     

    Gabarito do professor: letra A.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 6484: Solo — Sondagem de simples reconhecimento com SPT — Método de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2020.