SóProvas


ID
5610310
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil

Com relação às obras de construção de edificações e levando-se em conta o processo de elevação da alvenaria, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Primeiramente é importante conceituar que a alvenaria consiste em paredes/estruturas confeccionadas por meio da solidarização de blocos e tijolos com argamassa. Elas dividem-se em dois tipos: alvenaria de vedação e alvenaria estrutural.

     

    A alvenaria estrutural, como o próprio nome sugere, é formada por blocos com funções estruturais para resistirem ao seu peso próprio e aos demais esforços da edificação, além de atuarem isolando e fechando ambientes.

     

    Por sua vez, a alvenaria de vedação não tem função estrutural, sendo responsável por isolar e fechar os ambientes e resistir ao seu peso próprio.

     

    Visto isso e avaliando as alternativas separadamente, tem-se que:

     

    - A alternativa A está correta. Assim como nas estruturas de concreto armado, as armaduras são necessárias na alvenaria estrutural para resistirem aos esforços de tração. Nesse contexto, são utilizadas, sobretudo, barras CA-50, as quais possuem resistência mínima característica ao escoamento de 500 MPa. Elas são, obrigatoriamente, providas de nervuras;

     

    - A alternativa B está errada. Um emboço de maior espessura não evita trincas nos cantos de esquadrias. Para essa finalidade, devem ser construídas vergas e contravergas. As vergas são elementos semelhantes a vigas e são colocadas na parte superior de vãos de janelas e portas durante a construção de paredes de alvenaria. A função delas é distribuir uniformemente as tensões e cargas dos vãos e evitar a concentração dos esforços nas quinas, que podem causar fissuração na alvenaria. As vergas podem ser feitas de blocos canaletas tipo U preenchidos de concreto e com dois vergalhões de aço no interior do bloco. Também podem ser utilizados elementos pré-moldados de concreto. Por sua vez, a contraverga é um elemento estrutural com a mesma função da verga, mas posicionado na parte inferior dos vãos das esquadrias. A NBR 8545 recomenda que as vergas e contravergas excedam a largura do vão em pelo menos 20 cm de cada lado e tenham no mínimo 10 cm de altura;

     

    - A alternativa C está errada. As contravergas, conforme descritas anteriormente, não são utilizadas para encunhamento. Especificamente, o encunhamento é a denominação dada para a ligação entre a alvenaria e a estrutura, situada após a última fiada de blocos/tijolos da parede. O encunhamento é responsável pela aderência alvenaria-estrutura e por absorver as deformações. Por essa razão, é importante que o encunhamento seja feito com argamassas especiais ou espuma de poliuretano;

     

    - A alternativa D está errada. Pelo contrário, não é recomendado a execução de alvenaria estrutural quando há chuvas intensas, visto que elas afetam a consistência e resistência da argamassa de assentamento, além de prejudicar a aderência com o bloco;

     

    - A alternativa E está errada. A junta de movimentação trata-se "espaço regular, normalmente mais largo que o da junta de assentamento, cuja função é subdividir o revestimento externo para aliviar tensões provocadas pela movimentação da base ou do próprio revestimento, podendo ou não ser preenchido por selantes ou outro material com propriedades específicas" (ABNT NBR 13755, 2017). Dependendo do tipo de corte do emboço e da posição no revestimento, a junta de movimentação recebe as seguintes denominações: junta de dessolidarização, junta de contorno, junta de transição, junta de trabalho, etc.. Visto isso, a afirmação está errada, pois a junta de movimentação/de trabalho é de fundamental importância na união de paredes de vedação.

     

     Gabarito do professor: letra A.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). ABNT NBR 13755: Revestimentos cerâmicos de fachadas e paredes externas com utilização de argamassa colante - Projeto, execução, inspeção e aceitação - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.