SóProvas


ID
5610325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil

Com relação aos elementos que compõem a estrutura de madeira de uma cobertura predial, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Pendural é a peça do meio da 'treliça', é o mesmo que o montante. / A peça que suporta as terças é a perna ou empena.

    Frechal é a terça na extremidade inferior do telhado. / A peça de apoio para as ripas, uma trangular pequena é conhecida como 'Chapuz'.

    Rincão é o canal inclinado fomado por duas águas do telhado, também conhecido como água furtada (quem não conhecer, recomendo buscar imagem no google, fica bem fácil de entender :}) / As ripas são pregadas nos caibros, que por sua vez são pregados nas terças

    D ?

    Sambladuras - Junção de duas peças de madeira pelos ângulos; O mesmo que ensambladura.

  • Ano: 2011 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TRE-ES Prova: CESPE / CEBRASPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Engenharia Civil - Específicos

    Sambladuras são vigas de madeira que se apoiam sobre os pontaletes da estrutura da cobertura.

    ERRADO.

    Ano: 2008 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: STF Prova: CESPE - 2008 - STF - Analista Judiciário - Arquitetura

    O fenômeno da sambladura ocorre em peças esbeltas (peças nas quais a barra de secção transversal é pequena em relação ao seu comprimento) quando elas são submetidas a um esforço de compressão axial.

    ERRADO.

    Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: MPE-PE Prova: FCC - 2018 - MPE-PE - Analista Ministerial - Arquitetura

    Ligações entre linha e perna, perna e pendural, e pendural e linha, são exemplos de tipos de união entre peças componentes de uma tesoura de telhado também conhecidas como

    B) SAMBLADURA

  • A questão trata das estruturas de madeira para coberturas prediais. Primeiramente, podemos pontuar que geralmente a estrutura é dividida em três partes: a estrutura principal, formada pelas tesouras; a estrutura secundária, formada pelas ripas, caibros e terças; e o telhado em si que se apoia nessa estrutura, conforme ilustra a Figura 1.

     

    Figura 1: madeiramento tradicional para cobertura de telhas cerâmicas

    FONTE: FLACH, 2012

    Dessa estrutura, derivam-se ainda diversas terminologias. A Figura 2 traz a indicação de algumas das terminologias da tesoura e aquelas trazidas nas alternativas da questão são discutidas a seguir.

    Figura 2: Terminologias da tesoura

    FONTE: FLACH, 2012

    LETRA A - INCORRETA

    O pendural, também chamado montante e indicado na figura pelo número 10, é a viga vertical no centro da tesoura. Ele vai da cumeeira (terça mais alta do telhado e indicada pelo número 4) à linha (viga horizontal da tesoura, indicada pelo número 9). Dessa forma, percebe-se que o pendural não suporta as terças, função esta das pernas ou empenas.

    LETRA B - INCORRETA

    O frechal é a terça da parte inferior do telhado, assentada sobre o topo da parede, e que serve de apoio à tesoura. Na Figura 2, está representada pelo número 6.

    LETRA C - INCORRETA

    O rincão está sobre a estrutura secundária da cobertura. É na verdade a calha inclinada, no encontro de duas águas (superfícies planas que conduzem a água do telhado), e acaba por captar esse líquido. Recebe também o nome de água furtada

    LETRA D - INCORRETA

    O ponto do telhado é a relação entre sua altura e a largura do vão. Dessa forma, não diz respeito à altura da linha..

    LETRA E - CORRETA

    As sambladuras estão relacionadas às ligações entre elementos de madeira da tesoura. Também recebe o nome de entalhe. A Figura 3 ilustra um tipo de sambladura. Repare que o esforço de compressão entre as peças é essencial para a manutenção da ligação.

    Figura 3: Sambladura com dentes simples

    FONTE: ALBUQUERQUE, 2006

    Conclui-se então que a LETRA E é a única que traz uma definição correta para os elementos que compõem uma estrutura de madeira de cobertura predial. Sendo assim, é a resposta para a questão.

    Gabarito do Professor [Incluir] - LETRA E

    FONTES: 

    ALBUQUERQUE, R. B. Sambladuras em tesouras de madeira tipo Howe. Dissertação. Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Belo Horizonte, 2006.

    AZEREDO, H. A. O edifício até sua cobertura. 2ª edição. Editora Edgard Blucher, São Paulo, 1998

    FLACH, R. S. Estruturas para telhados: análise técnica de soluções. Trabalho de diplomação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Engenharia Civil. Porto Alegre, 2012.