A questão trata das estruturas de madeira para coberturas prediais. Primeiramente, podemos pontuar que geralmente a estrutura é dividida em três partes: a estrutura principal, formada pelas tesouras; a estrutura secundária, formada pelas ripas, caibros e terças; e o telhado em si que se apoia nessa estrutura, conforme ilustra a Figura 1.
Figura 1: madeiramento tradicional para cobertura de telhas cerâmicas
FONTE: FLACH, 2012
Dessa estrutura, derivam-se ainda diversas terminologias. A Figura 2 traz a indicação de algumas das terminologias da tesoura e aquelas trazidas nas alternativas da questão são discutidas a seguir.
Figura 2: Terminologias da tesoura
FONTE: FLACH, 2012
LETRA A - INCORRETA
O pendural, também chamado montante e indicado na figura pelo número 10, é a viga vertical no centro da tesoura. Ele vai da cumeeira (terça mais alta do telhado e indicada pelo número 4) à linha (viga horizontal da tesoura, indicada pelo número 9). Dessa forma, percebe-se que o pendural não suporta as terças, função esta das pernas ou empenas.
LETRA B - INCORRETA
O frechal é a terça da parte inferior do telhado, assentada sobre o topo da parede, e que serve de apoio à tesoura. Na Figura 2, está representada pelo número 6.
LETRA C - INCORRETA
O rincão está sobre a estrutura secundária da cobertura. É na verdade a calha inclinada, no encontro de duas águas (superfícies planas que conduzem a água do telhado), e acaba por captar esse líquido. Recebe também o nome de água furtada.
LETRA D - INCORRETA
O ponto do telhado é a relação entre sua altura e a largura do vão. Dessa forma, não diz respeito à altura da linha..
LETRA E - CORRETA
As sambladuras estão relacionadas às ligações entre elementos de madeira da tesoura. Também recebe o nome de entalhe. A Figura 3 ilustra um tipo de sambladura. Repare que o esforço de compressão entre as peças é essencial para a manutenção da ligação.
Figura 3: Sambladura com dentes simples
FONTE: ALBUQUERQUE, 2006
Conclui-se então que a LETRA E é a única que traz uma definição correta para os elementos que compõem uma estrutura de madeira de cobertura predial. Sendo assim, é a resposta para a questão.
Gabarito do Professor [Incluir] - LETRA E
FONTES:
ALBUQUERQUE, R. B. Sambladuras em tesouras de madeira tipo Howe. Dissertação. Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas. Belo Horizonte, 2006.
AZEREDO, H. A. O edifício até sua cobertura. 2ª edição. Editora Edgard Blucher, São Paulo, 1998
FLACH, R. S. Estruturas para telhados: análise técnica de soluções. Trabalho de diplomação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Departamento de Engenharia Civil. Porto Alegre, 2012.