O PERT/CPM é uma metodologia costumeiramente usada no planejamento e controle de projetos. Trata-se de duas técnicas que, inicialmente, foram desenvolvidas separadas, mas hoje são geralmente referenciadas em conjunto, devido à semelhança entre elas. O PERT/CPM é uma representação esquemática, de fácil visualização, que tem como objetivo evidenciar o chamado caminho crítico, que nada mais é do que a sequência de atividades em que o atraso de uma etapa vai causar atraso no prazo final da obra.
A partir do conceito do caminho crítico, podemos depreender o de atividade crítica, que nada mais é do que as atividades que fazem parte dessa sequência. É uma atividade que não tem nenhuma folga, que seria o tempo no qual o atraso daquela tarefa não implicaria em atraso do cronograma da obra. Ou seja, o atraso em uma atividade crítica implica em atraso na obra como um todo.
Por consequência, a atividade não crítica é aquela que tem folgas (LETRA D incorreta) e que o atraso, desde que dentro desse limite de tempo estipulado pela folga, não prejudica o cronograma do projeto. Dessa forma, não fazem parte do caminho crítico (LETRA A incorreta), mas também não podem atrasar indefinidamente (LETRA B incorreta), podendo consumir apenas o tempo da folga calculada no cronograma (LETRA C correta).
Por fim, conclui-se que apenas a LETRA C está correta e é, portanto, a resposta para a questão.
Gabarito do Professor [Incluir] - LETRA C
FONTE: NOGUEIRA, F. Pesquisa operacional - PERT/CPM. Notas de aula. Instituto de Matemática e Estatística. Universidade de São Paulo. São Paulo.