A questão trata da metodologia do valor agregado, um método usado para medição de desempenho em projetos. Esse método se baseia em três dimensões:
- Valor planejado (VP): orçamento autorizado para o trabalho planejado, é chamado também de orçamento no término;
- Valor agregado (VA): é o valor do que já foi concluído, tomando como base o orçamento;
- Custo real (CR): é o que já foi gasto efetivamente.
Nesse percurso, desvios, relacionados ao prazo e ao custo, podem ser observados e devem ser monitorados: a variação de prazo (VPR), a variação de custo (VC). Há também o cálculo por percentuais de desempenho: o índice de desempenho de prazos (IDP) e o índice de desempenho de custos (IDC).
Enquanto a variação de prazo (VPR) se relaciona com a diferença entre o valor agregado e o valor planejado, a variação de custo (VC) está relacionada à diferença entre o valor agregado e o custo real. Como o enunciado aborda uma discrepância entre VA e VP, sabemos que se trata de uma variação no prazo. Calculamos então:
VPR = VA - VP
VPR = 1.500.000 - 2.000.000
VPR = - 500.000
Sendo o valor negativo, sabemos que a obra está atrasada em 500 mil reais, sendo então a LETRA B a resposta para a questão.
Gabarito do Professor [Incluir] - LETRA B
FONTE: FERREIRA, R. B. A Utilização do Método da Análise do Valor Agregado para Otimização de Prazos e Custos em Obras de Edificações. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014