Letra E
"....os mercados competitivos garantem uma alocação eficiente de recursos ...."
Existem dois teoremas fundamentais da . O primeiro afirma que, em , um conjunto de mercados completos, com e em , será (no sentido de que nenhuma troca adicional deixaria uma pessoa melhor sem piorar outra). Os requisitos para uma competição perfeita são estes:
- Não existem e cada ator tem .
- As empresas e os consumidores (nenhum ator econômico ou grupo de atores tem ).
O teorema às vezes é visto como uma confirmação analítica do " , ou seja, que os mercados competitivos garantem uma alocação eficiente de recursos . No entanto, não há garantia de que o resultado de mercado ideal de Pareto seja socialmente desejável, pois há muitas alocações de recursos eficientes de Pareto possíveis que diferem em sua desejabilidade (por exemplo, uma pessoa pode possuir tudo e todos os outros nada).
O segundo teorema afirma que qualquer ótimo de Pareto pode ser sustentado como um equilíbrio competitivo para algum conjunto inicial de dotações. A implicação é que qualquer resultado ótimo de Pareto desejado pode ser sustentado; A eficiência de Pareto pode ser alcançada com qualquer redistribuição da riqueza inicial. No entanto, as tentativas de corrigir a distribuição podem introduzir distorções e, portanto, a otimização total pode não ser atingível com a redistribuição.
Fonte :