SóProvas


ID
5610532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia

Texto 5A7-I


    Há um relativo consenso entre especialistas no sentido de que, para enfrentamento da crise econômica decorrente do novo Coronavírus, será necessária volumosa aplicação de recursos públicos por todas as esferas de governo. Nesse sentido, para prover uma fonte de recursos para os governos locais, o governo central autorizou os bancos oficiais a ofertarem uma linha de crédito nas condições a seguir:


• empréstimo com valor das prestações determinado pelo SAC no período de amortização;

• prestações mensais;

• carência de 12 meses;

• taxa nominal anual de 3%.


     Considere que o estado do Ceará tomou um empréstimo de R$ 10 milhões nessa linha de crédito, para amortização em 25 anos.


Assuma, quando necessário, que 1,002512 = 1,03041595.

A partir das informações do texto 5A7-I e considerando-se que haja pagamento dos juros no período de carência, infere-se que o valor das prestações pagas pelo tomador de empréstimo nesse período

Alternativas
Comentários
  • Letras C e D estão com o mesmo volume de votos no momento em que escrevo este texto. O período em questão é o de carência, ou seja, onde não se paga o principal - mas, neste caso, será necessário pagar os juros. Assim, a "parcela" será composta apenas pelos juros (que são 0,0025% do capital ao mês), sem fração do principal. Mensalmente o governo pagará 0,0025% do principal e nada mais: por isso as parcelas serão constantes.

    A pegadinha da questão é tentar nos confundir com o fato do SAC ter parcelas decrescentes (mas só quando amortizamos parte do principal). Mas, como não estamos amortizando o principal, os juros sempre serão os mesmos.

  • GABARITO: Letra C

    A banca pede para que a gente considere que há pagamento de juros no período de carência. Assim, nos 12 primeiros meses, o ente só está pagando juros. Assim, em nada afeta nas prestações. Logo, ela continuará constante. Só irá diminuir depois que acabar a carência e realizar os pagamentos.