SóProvas


ID
5610643
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

Julgue os próximos itens, no que se refere ao planejamento orçamentário da administração pública brasileira.


I O instrumento de planejamento governamental em que consta a fixação das despesas da administração pública em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas é a Lei Orçamentária Anual.

II A Lei de Diretrizes Orçamentárias materializa a realização das políticas públicas adotadas pelo governo.

III O Plano Plurianual deverá conter o anexo de metas fiscais.


Assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

    Estabelece diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA), contendo metas e prioridades do governo federal, despesas de capital para o exercício financeiro seguinte, alterações na legislação tributária e política de aplicação nas agências financeiras de fomento. Também fixa limites para os orçamentos do Legislativo, Judiciário e Ministério Público e dispõe sobre gastos com pessoal e política fiscal, entre outros temas. Tem que ser enviada pelo Executivo ao Congresso até 15 de abril e aprovada pelo Legislativo até 30 de junho. Se não for aprovada nesse período, o Congresso não pode ter recesso em julho.

    Fonte: Agência Senado

  • GABARITO: A

    I. correta. O instrumento de planejamento governamental em que consta a fixação das despesas da administração pública em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas é a Lei Orçamentária Anual.

    II. incorreta. A Lei de Diretrizes Orçamentárias materializa a realização das políticas públicas adotadas pelo governo.

    • A LOA

    III. incorreta. O Plano Plurianual deverá conter o anexo de metas fiscais.

    • A LDO
  • A questão trata sobre os instrumentos de planejamento e orçamento que compõem o modelo orçamentário brasileiro e que estão previstos tanto na CF/88 quanto em importantes normas infraconstitucionais como a Lei nº 4.320/1964 e a Lei Complementar nº 101/2000 (LRF). Assim, passemos às alternativas:

    I O instrumento de planejamento governamental em que consta a fixação das despesas da administração pública em equilíbrio com a arrecadação das receitas previstas é a Lei Orçamentária Anual.

    Correto. No Brasil, o orçamento reveste-se de diversas formalidades legais. Sua existência está prevista constitucionalmente, materializada anualmente numa lei específica, a LOA, que “estima a receita e fixa despesa” para um determinado exercício.

    Por causa dessa característica, as despesas só poderão ser realizadas se forem previstas ou incorporadas ao orçamento.

    Adicionalmente ao ditame constitucional, é importante observar o citado no art. 2º da Lei nº 4.320/ 1964, transcrito a seguir: “Art. 2º. A Lei de Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica, financeira e programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.”

    II A Lei de Diretrizes Orçamentárias materializa a realização das políticas públicas adotadas pelo governo.

    Incorreto. No modelo brasileiro, o ciclo orçamentário compreende a elaboração e execução de três leis – o plano plurianual (PPA), as diretrizes orçamentárias (LDO) e o orçamento anual (LOA) – que, em conjunto, materializam o planejamento e a execução das políticas públicas federais.

    III O Plano Plurianual deverá conter o anexo de metas fiscais.

    Incorreto. Conforme dispõe a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em seu art. 4º, § 1: “Integrará o projeto de lei de diretrizes orçamentárias Anexo de Metas Fiscais, em que serão estabelecidas metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal e primário e montante da dívida pública, para o exercício a que se referirem e para os dois seguintes.” Portanto, é a LDO que contém o AMF e não o PPA.

    Assim, apenas o item I está correto.

    Gabarito: A

    Bons estudos, pessoal!

    “Para avançar, fique firme sob qualquer circunstância.” – B. C. Forbes