SóProvas


ID
5615188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No que se refere à gestão de redes organizacionais, ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), ao Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), à intermediação de interesses e a organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP), julgue o item que se segue. 


A intermediação de interesses caracterizada pela coerção, ou seja, obrigações mútuas mediante consentimento individual e sem regulamentação formal, é típica do corporativismo. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO: Coerção não pressupõe consentimento individual.

  • Errado

    Para José Murilo Carvalho (1997) o clientelismo é “um tipo de relação entre atores políticos que envolve concessão de benefícios públicos, na forma de empregos, benefícios fiscais, isenções, em troca de apoio político, sobretudo na forma de voto”. 

    clientelismo consiste numa ação entre desiguais (assimétrica) em que um é o patrão e os demais são clientes. É um relacionamento informal e, de certa forma, caótico. Não se baseia em nenhum acordo formalapenas no consentimento e na tradição.

    Diferentemente do clientelismo, o corporativismo é uma prática de organização social com base em entidades representativas de interesses das categorias profissionais. É uma ação sindicalpolítica, em que prevalece a defesa dos interesses ou privilégios de um setor organizado da sociedade (Dicionário Aurélio, 2003). Essas entidades contam com o apoio do Estado e detêm o monopólio da representação (um sindicato para cada categoria).

    Fonte: Paludo, Augustinho Administração geral e pública para AFRF e AFT/Augustinho Paludo. – 2. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.