SóProvas


ID
5616019
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda em consonância com a Resolução nº 6/2019, do CFP, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

( ) A/O psicóloga/o deverá adotar, como princípios fundamentais na elaboração de seus documentos, as técnicas da linguagem escrita formal e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão.

( ) Os envolvidos no processo de avaliação psicológica não possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como não ter acesso ao documento produzido pela atividade da/o psicóloga/o.

( ) Os documentos emitidos pela/o psicóloga/o concretizam informações fundamentais e devem conter dados fidedignos que validam a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Alternativas
Comentários
  • ( ) Os envolvidos no processo de avaliação psicológica não possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como não ter acesso ao documento produzido pela atividade da/o psicóloga/o.

    ERRADO

    Os envolvidos tem direito de receberem as informações e ter acesso ao documento produzido.

    Vide:

    RESOLUÇÃO Nº 6, DE 29 DE MARÇO DE 2019

    Art. 16 Os documentos produzidos pela(o) psicóloga(o) devem ser entregues diretamente ao beneficiário da prestação do serviço psicológico, ao seu responsável legal e/ou ao solicitante, em entrevista devolutiva.

    Fonte: https://atosoficiais.com.br/lei/elaboracao-de-documentos-escritos-produzidos-pelo-psicologo-decorrentes-de-avaliacao-psicologica-cfp?origin=instituicao

  • (V) A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação do usuário do serviço de Psicologia, de seus responsáveis legais, de um profissional específico, das equipes multidisciplinares ou das autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica. CORRETA.

    Art 4 § 1º - A confecção do documento psicológico deve ser realizada mediante solicitação por usuária(o) do serviço de Psicologia, por suas(seus) responsáveis legais, por uma(um) profissional específico, por equipes multidisciplinares ou por autoridades, ou ser resultado de um processo de avaliação psicológica.

    (V) A/O psicóloga/o deverá adotar, como princípios fundamentais na elaboração de seus documentos, as técnicas da linguagem escrita formal e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão. CORRETA.

    Art.4 § 3º - A(o) psicóloga(o) deverá adotar como princípios fundamentais na elaboração de seus documentos, as técnicas da linguagem escrita formal (conforme artigo 6º) e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão (conforme artigos 5º e 7º).

    (F) Os envolvidos no processo de avaliação psicológica não possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como não ter acesso ao documento produzido pela atividade da/o psicóloga/o. ERRADO.

    Art.4 § 4º - De acordo com os deveres fundamentais da profissão na prestação de serviços psicológicos, as(os) envolvidas(os) no processo possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, e ter acesso ao documento produzido pela atividade da(do) psicóloga(o).

    (V) Os documentos emitidos pela/o psicóloga/o concretizam informações fundamentais e devem conter dados fidedignos que validam a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina. CORRETA.

    Art.5 § 1º - Os documentos emitidos pela(o) psicóloga(o) concretizam informações que têm significado fundamental para as(os) envolvidas(os) no processo, devendo conter dados fidedignos que validam a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina.

    Gabarito A

  • RESOLUÇÃO CFP Nº 06/2019

    Somente a assertiva III está incorreta. Vejamos a correção:

    Art. 4º - ...

    § 4.º De acordo com os deveres fundamentais previstos no Código de Ética Profissional do Psicólogo, na prestação de serviços psicológicos, as(os) envolvidas(os) no processo possuem o direito de receber informações sobre os objetivos e resultados do serviço prestado, bem como ter acesso ao documento produzido pela atividade da(o) psicóloga(o).

    Gabarito: B