SóProvas


ID
5616958
Banca
FGV
Órgão
PM-AM
Ano
2022
Provas
Disciplina
Geografia

O programa “Desenvolvimento e segurança na região ao norte das calhas dos rios Solimões e Amazonas: Projeto Calha Norte”, está fundamentado nas razões apresentadas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Lembre-se falou em Projeto Calha Norte ou PCN está falando de Fronteira.

    O Programa atua em duas vertentes denominadas: vertente militar e vertente civil.

    Com relação à vertente militar, o PCN executa suas ações mediante a transferência de recursos orçamentários diretamente para os Comandos das Forças Armadas, visando à implantação, adequação e ampliação de unidades da Marinha, do Exército e da Aeronáutica na região.

    Na vertente civil, o Programa executa suas ações mediante a transferência voluntária de recursos orçamentários, previstos em LOA, provenientes de emendas parlamentares, por meio de convênios firmados entre o Ministério da Defesa e os Estados e Municípios abrangidos pelo Programa, para atendimento a projetos de infraestrutura básica, complementar e aquisição de equipamentos.

    marco temporal é uma tese jurídica que defende uma alteração na política de  no Brasil. Segundo essa tese, só poderia reivindicar direito sobre uma terra o povo indígena que já estivesse ocupando-a no momento da promulgação da , em 5 de outubro de 1988.

  • O Programa Calha Norte prevê, em suas ações, a implantação de unidades militares na

    sua área de atuação. A missão desses efetivos é atuar de forma direta na manutenção da

    soberania nacional, inibindo a proliferação de ações ilícitas e servindo de núcleo de

    colonização e de apoio às comunidades carentes da área.

  • Gabarito C

    Marco Temporal está fora de contexto, é um salto duplo twist carpado para reinterpretar o que foi escrito na Constituição de 1988, estabelece que as populações indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam na data da promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988.

    CFRB/88 Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.