SóProvas


ID
5617411
Banca
Unesc
Órgão
Prefeitura de Laguna - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

 A hanseníase manifesta-se através de lesões de pele que se apresentam com diminuição ou ausência de sensibilidade. Com base nas lesões mais comuns, registre V, para verdadeiro, ou F, para falso, nos itens abaixo:
(  ) Manchas pigmentares ou discrômicas: resultam somente na ausência ou aumento de melanina ou depósito de outros pigmentos ou substâncias na pele.
(  ) Infiltração: aumento da espessura e consistência da pele, com menor evidência dos sulcos, limites imprecisos, acompanhando-se, às vezes, de eritema discreto. Pela vitropressão, surge fundo de cor café com leite.
(  ) Nódulo: lesão sólida, circunscrita, elevada ou não, de 1 a 3 cm de tamanho. É processo patológico que localiza-se na epiderme, derme e/ou hipoderme.
(  ) Placa: é lesão que se estende em superfície por vários centímetros. Pode ser somente constituir aglomerado de placas.
A sequência CORRETA de cima para baixo é?

Alternativas
Comentários
  • As lesões mais comuns são:

    • Manchas pigmentares ou discrômicas: resultam da ausência, diminuição ou aumento de melanina ou depósito de outros pigmentos ou substâncias na pele.

    • Placa: é lesão que se estende em superfície por vários centímetros. Pode ser individual ou constituir aglomerado de placas.

    • Infiltração: aumento da espessura e consistência da pele, com menor evidência dos sulcos, limites imprecisos, acompanhando-se, às vezes, de eritema discreto. Pela vitropressão, surge fundo de cor café com leite. Resulta da presença na derme de infiltrado celular, às vezes com edema e vasodilatação.

    • Tubérculo: designação em desuso, significava pápula ou nódulo que evolui deixando cicatriz.

    • Nódulo: lesão sólida, circunscrita, elevada ou não, de 1 a 3 cm de tamanho. É processo patológico que localiza-se na epiderme, derme e/ou hipoderme. Pode ser lesão mais palpável que visível (Figura 1).

    Guia para o Controle da Hanseníase

  • O danado do termo "somente"....