SóProvas


ID
5619967
Banca
MPE-GO
Órgão
MPE-GO
Ano
2022
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Primeira República, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:


I – O esquema político-eleitoral por meio do qual as oligarquias exerceram sua dominação durante a Primeira República funcionava da seguinte maneira: os chefes políticos locais, chamados na época de coronéis, coagiam os eleitores a votarem nos candidatos indicados por eles ou conseguiam o voto por meio da “troca de favores”. Esse voto imposto e controlado pelo coronel é chamado voto de cabresto.

II – Em virtude da política dos governadores, Campos Sales não aumentou o controle do presidente sobre a Comissão de Verificação de Poderes, órgão responsável pela diplomação dos candidatos eleitos.

III – As oligarquias estaduais mantinham-se no poder por meio de alianças e favores que uniam municípios, estados e governo federal. O coronelismo era a coluna mestra desse edifício baseado na fraude eleitoral e na corrupção.

Alternativas
Comentários
  • II: ERRADA.  Por meio dessa política, o governo federal e as esferas de poder estaduais empreenderam um compromisso para que somente as figuras ligadas ao interesse das oligarquias fossem eleitas. Com isso, grande parte das divergências existentes entre as elites do país foi sanada em favor da cristalização de um mesmo grupo social nos mais importantes cargos políticos da época.

  • complementando:

    O governo de Campos Sales ficou politicamente reconhecido pelos seus esforços destinados à consolidação dos interesses políticos das grandes oligarquias cafeeiras. Entre outras ações econômicas, esse governo tentou reverter a crise inflacionária que tomava conta do Brasil com a renegociação das dívidas contraídas, principalmente, com os banqueiros ingleses. Ao mesmo tempo, o café, principal produto de nossa pauta de exportações, sofria com os baixos preços provenientes da superprodução.

    fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/governo-campos-sales.htm

  • Nesse mesmo mandato, a política dos governadores começou a ser instituída como prática vigente. Por meio dessa política, o governo federal e as esferas de poder estaduais empreenderam um compromisso para que somente as figuras ligadas ao interesse das oligarquias fossem eleitas.  Todos os cargos políticos tinham certa dependência, um precisava da ajuda do outro para se manter no poder. Isso gerou uma políticade alianças, de uniões, uma grande teia de conexões políticas que permitia que se mantivessem no poder.