-
Correto. É a percepção que delimita o início do conflito. Um conflito, portanto, pode ser definido como um processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante. Essa é a definição clássica, formulada por Robbins.
-
Conflito não é apenas o que comumente conhecemos, como DESENTENDIMENTO/DESAVENÇA em si.
Supondo que existem 2 partes: X e Y
A parte X possui determinado interesse.
Se X percebe que Y afetou negativamente este seu interesse ou, ainda, que Y deseja afetar negativamente este seu interesse, surge o processo denominado CONFLITO.
-
O conflito é muito mais que um simples desacordo ou desavença: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos. O conflito pode ocorrer no contexto do relacionamento entre duas ou mais partes, entre pessoas ou entre grupos como conjunto de pessoas, bem como entre duas ou mais partes ao mesmo tempo.
O conflito pode ocorrer entre três níveis de gravidade:
Conflito percebido - ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe porque sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existe oportunidade para interferência. É o chamado conflito latente, que as partes percebem existir potencialmente.
Conflito experenciado - quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descrédito entre uma parte e outra. É o chamado conflito velado, dissimulado, oculto e não manifesto externamente com clareza.
Conflito manifesto - quando o conflito é expresso e manifestado pelo comportamento, que é a interferência passiva ou ativa por pelo menos uma das partes. É o chamado conflito aberto, que se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas.
Fonte: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública
-
Baseado na premissa de que os conflitos podem ser positivos ou negativos, julgo a questao como errada. Nao poderiamos restringir o conceito de conflitos apenas pela afetação negativa de y nos interesses de x.
-
Discordo do gabarito. O conflito não precisa ser percebido. Ele pode estar apenas latente.
-
Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 437),
"O que não faltam são definições para conflito, mas a mais comum para a maioria é a ideia de que o conflito é uma questão de percepção. Se ninguém tiver noção de sua existência, há um consenso de que ele não existe. A oposição ou incompatibilidade, além de alguma forma de interação, também é necessária para se definir conflito."
"Podemos definir conflito, então, como um processo que tem início quando alguém percebe que outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante."
ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.