SóProvas


ID
56230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que concerne ao gerenciamento de conflitos, julgue os itens a seguir.

Conflitos funcionais destroem as metas do grupo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Os conflitos PODEM destruir metas do grupo, mas não obrigatoriamente.. Se mal gerenciados, conflitos funcionais podem vir a destruir metas grupais.
  • os conflitos, que normalmente podem existir num grupo, podem ser gerenciados para nao destruir as metas do grupo
  • Existem os conflitos funcionais, que atuam de forma construtiva apoiando os objetivos do grupo e melhorando o desempenho, e existem os conflitos disfuncionais, que atrapalham o desempenho do grupo. Diferenciamos conflitos funcionais de disfuncionais observando o tipo de conflito. Existem três tipos: de tarefa, que está relacionado com o conteúdo e os objetivos do trabalho; de relacionamento, que se refere às relações interpessoais e de processo, que se relaciona à maneira como o trabalho é realizado.Estudos mostram que os conflitos de relacionamento são quase sempre disfuncionais, pois, conflitos de relacionamento aumentam o choque de personalidades e reduzem a compreensão mútua, impedindo, assim, a realização das tarefas organizacionais. Para que o conflito de processo seja produtivo, seu nível tem de ser baixo, pois muita discussão sobre quem deve fazer o quê se torna disfuncional quando gera incertezas sobre os papéis de cada um, aumentando o tempo de realização das tarefas. Um nível baixo a moderado de conflito de tarefa tem demonstrado um efeito positivo no desempenho do grupo, por estimular a discussão de idéias que ajudam o trabalho do grupo.
  • Errado

    Conflito funcional x Conflito disfuncional

    Conflito funcional: conflito que apóia os objetivos do grupo e melhora seu desempenho. Conflito disfuncional: conflito que atrapalha o desempenho do grupo.
  • O conflito pode gerar efeitos positivos - funcionais. O conflito desperta sentimentos e energia dentro do grupo. Essa energia estimula a realização de descobertas inovadoras e construtivas para se atingir o objetivo do grupo, abre meios eficazes de realizar as tarefas e estimula sentimentos de identidade dentro do grupo, aumentando a coesão grupal. O conflito ainda serve para saber de um possível conflito mais sério, que poderá compremeter os objetivos da organização, servindo como instrumento de correção.

    O conflito, porém também é dotado de efeitos destrutivos, disfuncionais. O conflito desperta sentimentos indesejáveis para a organização, como raiva, hostilidade, frustração. Isso provoca mal-estar na organização. A energia gerada no conflito é gasta nela mesma e a energia que poderia ser voltada para alcançar objetivos organizacionais é usada para sentimentos negativos que em nada vão acrescentar na empresa. Além disso o conflito passa ser o foco na relação e os conflitantes gastam todos os seus esforços nele, ao invés de melhorar o trabalho da empresa.

    O conflito pode gerar efeitos positivos e negativos dentro do grupo, dessa maneira é essencial aumentar os conflitos funcionais e diminuiro os efeitos destruitivos, disfuncionais. A administração para atingir esse objetivo cabe ao gerente.

  • ERRADO
    Conflitos funcionais
    são os conflitos que agregam valor ao grupo, merecendo atenção para que a reflexão seja promovida. Assim, é nesse tipo de conflito que existe a possibilidade de evolução a partir dos problemas existentes.
  • CONFLITO FUNCIONAL: CONFLITO QUE APÓIA OS OBJETIVOS DO GRUPO E MELHORA O SEU DESEMPENHO. DE ALGUMA FORMA AGREGAM VALOR AO GRUPO E MERECEM ATENÇÃO PARA QUE PROMOVAM REFLEXÃO E NOVA FORMA DO GRUPO SE ORGANIZAR (COMO FAZER UMA TAREFA, OU QUAL PROCESSO É O MAIS ADEQUADO, ENTRE OUTROS). 

     

    CONFLITO DISFUNCIONAL: CONFLITO QUE ATRAPALHA O DESEMPENHO DO GRUPO. GERALMENTE SÃO DE CUNHO COMPORTAMENTAL E MUITAS VEZES RELACIONADOS A ANTIPATIAS, NÃO ACEITAÇÃO DO OUTRO, INFLEXIBILIDADE E ETC.
     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Conflito funcional funciona! Ajuda nas metas do grupo!

  • Nem pensar!

     

    Os conflitos funcionais são aqueles que trazem resultados positivos para a organização. Estes conflitos aumentam a
    motivação das pessoas e fazem com que os grupos tenham um desempenho superior.


    Ao contrário destes conflitos positivos, temos também os conflitos disfuncionais, que trazem resultados negativos para a instituição.

     

    O gabarito é questão errada.

  • Item facinho, mas importante! Encontra-se errado, já que os conflitos que trazem prejuízos às metas do grupo e queda no desempenho são os conflitos DISFUNCIONAIS, e não funcionais, como a questão sugeriu. Observe:

    Gabarito: E

  • ESTÁGIO III

    • ACOMODAÇÃO: O SUJEITO PREFERE CONCORDAR E APOIAR SEU OPOSITOR A QUESTIONÁ-LO.
    • COMPROMISSO: AMBAS AS PARTES CEDEM PARTE DE SEUS INTERESSES EM BUSCA DE UM "MELHOR CAMINHO".
    • COMPETIÇÃO: NESTE ESTILO A PESSOA QUER ATENDER AOS SEUS DESEJOS SEM SE PREOCUPAR COM O OUTRO. NESTE ESTILO, ''GANHA-PERDE'', UM SERÁ O VENCEDOR E OUTRO PERDEDOR.
    • COLABORAÇÃO/COOPERAÇÃO: É O OPOSTO DA COMPETIÇÃO; OS DOIS LADOS DO CONFLITO BUSCAM UMA SITUAÇÃO ''GANHA-GANHA'', COM UM COMPROMETIMENTO ENTE AS PARTES DO CONFLITO.
    • EVITAÇÃO: REPRESENTA A FUGA DO CONFLITO, FINGE QUE O CONFLITO NÃO EXISTE OU O IGNORA.

    • Conflito funcional -> Bom
    • Conflito disfuncional -> Ruim

    Fonte: Comentários no qconcursos

    Fonte: PedroMatos . Concurseiro do qconcursos

    ou seja,

    • ACOMODAÇÃO: cruza os braços
    • COMPETIÇÃO: ganha-perde
    • COLABORAÇÃO/COOPERAÇÃO: ganha-ganha
    • EVITAÇÃO: foge, finge que não é com ele
    • COMPROMISSO: ambos cede parte do seu interesse em busca do melhor