De acordo com Blake e Mouton, existem 5 maneiras de resolução de conflitos:
RETIRADA ESTRATÉGICA - significa evitar o problema. Utilizada como tática de curto prazo ou abordagem estratégica para períodos mais prolongados. É uma forma passiva e trata-se mais de uma solução temporária, pois não resolve o conflito.
APAZIGUAMENTO - ou "panos quentes" - busca-se os pontos em COMUM, mas foge-se dos pontos em desacordo. Técnica para manter a PAZ e evitar conflitos abertos. Também de natureza provisória, não duradoura.
NEGOCIAÇÃO - barganha - busca-se um ACORDO, proporcionando solução definitiva para o conflito.
COLABORAÇÃO OU CONFRONTO - solução objetiva. Define-se o problema e discute-se através de diálogo aberto.
FORÇA - utilizar o poder para a resolução definitiva, ou seja, há um vencedor e um vencido. É O RECURSO QUE REQUER MENOS TEMPO, porém PODE DEIXAR SOMBRAS posteriores.
O gerente quanto a competência para a resolução do conflito tem a disposição três abordagens, dentre essas três está a abordagem de processo.
A abordagem de processo procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo, ou seja há uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizado por uma das partes em conflito, por pessoas de fora, por terceiros, como um consultor, um gerente neutro ou um superior da organização. A abordagem de processo pode ser utilizada de 3 diferentes maneiras. A primeira é a desativação ou descalonização do conflito. Nesse caso uma das partes não reage agressivamente ao conflito, mas sim tenta promover uma cooperação. É aquele famoso ditado ''quando um não quer, dois não brigam". Enquanto uma reação conflitante de uma parte tende a provocar reação conflitante, uma reação de cooperação tende a provocar uma reação cooperativa. A segunda maneira é em uma reunião de confrontação entre as partes. Nesse caso as partes já sabem de um conflito direto e aberto e tentam se reunir para negociação, a fim de identificar soluções para o conflito de forma que se atinja um ponto de ganha/ganha para ambas as partes antes de qualquer solução beligerante. A terceira solução é a colaboração, que ocorre quando a desativação ou a reunião de confrontação não são eficazes. Nesse caso as partes trabalham juntas para solucionar conflitos, identificar soluções do tipo ganha/ganha ou soluções integrantes capazes de conjugar o objetivo de ambas as partes.