SóProvas


ID
5624182
Banca
IBFC
Órgão
IBGE
Ano
2022
Provas
Disciplina
Administração Geral

Peter Drucker famoso teórico e executivo, relaciona a organização das áreas funcionais da empresa de acordo com seu desempenho e seus objetivos específicos traçados em três planos: Estratégico, Tático e Operacional. Sendo assim, Peter acredita que a APO (Administração Por Objetivo) representa uma escola gerencial que defende uma teoria facilmente aplicável nas empresas. Assinale a alternativa incorreta quanto às características da Administração Por Objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Em relação à Administração Por Objetivos, assinalemos a alternativa incorreta.

    Administração Por Objetivos - APO

    Consoante a lição do professor Idalberto Chiavenato (2014) a APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um, em termos de resultados esperados, e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade.

    Na APO, as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados e as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a ser os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados.

    Chiavenato (2014, p.229) a APO obedece ao seguinte esquema:

    • Gerente e subordinado se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para o subordinado. Objetivos, metas e resultados são negociados entre eles. A formulação de objetivos é consensual e participativa.
    • A partir daí, o gerente se compromete a proporcionar apoio, direção e recursos para que o subordinado possa trabalhar eficazmente orientado para o alcance de objetivos. O gerente cobra resultados e garante os meios e recursos (treinamento, habilidades, equipamentos etc.) para que o subordinado possa alcançá-los.
    • O subordinado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios e recursos necessários para alcançar os objetivos.
    • Periodicamente, gerente e subordinado se reúnem para uma avaliação conjunta dos resultados e do alcance dos objetivos.
    • A partir da avaliação conjunta, há uma reciclagem do processo: os objetivos são reavaliados ou redimensionados, bem como os meios e recursos necessários. 

    Eis algumas das principais características da APO, de acordo com a obra de Chiavenato (2014):

    • Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e o seu superior. Aqui ocorre a dimensão dos objetivos e a definição dos prazos.
    • Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
    • Interligação entre os vários objetivos departamentais.
    • Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
    • Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
    • Participação atuante das gerências e dos subordinados.
    • Apoio intensivo do staff.

    Em relação ao estabelecimento de objetivos, Chiavenato (2014, p.230) deixa claro: a APO está fundamentada na definição de objetivos por posições de gerência. Os objetivos podem ser denominados metas, alvos ou finalidades, porém a ideia básica é a mesma: determinar os resultados que o gerente e o subordinado devem alcançar. Os objetivos devem ser quantificados e com prazos definidos."

    Tendo apresentado o assunto, concluímos que a alternativa "C" é a correta. Há, sim, a necessidade de participação da gerência, ela é uma das marcas da APO, sem ela, a APO se descaracteriza.

    GABARITO: C

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014