Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os métodos de avaliação de desempenho. Neste caso, assinalemos a alternativa que contempla uma das maneiras como a avaliação 360° é chamada.
Consoante a lição do professor Chiavenato (2014), a avaliação 360º trata-se de uma avaliação que é feita de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado. Assim, participam da avaliação o superior, os colegas e pares, os subordinados, os clientes internos e externos, os fornecedores e todas as pessoas que giram em torno do avaliado com uma abrangência de 360°.
O que a torna mista é, justamente, a junção de diversas pessoas para fazer a avaliação.
GABARITO: E
Fonte:
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
GAB E
Avaliação 360º/avaliação em rede/Feedback 360°/ Avaliação Mista: é a avaliação em que todos no entorno podem participar, inclusive o avaliado. Começa por uma autoavaliação. É muito utilizado por empresas de todo o mundo por ser o mais completo e eficiente; o diferencial deste tipo de avaliação de desempenho é a possibilidade dos colaboradores avaliarem e serem avaliados por seus “stakeholders” (todos os interessados, internos e externos), colegas de trabalho, superiores, subordinados e até mesmo clientes; essa avaliação também considera a avaliação que o funcionário faz de si mesmo e de seu trabalho;
Vantagens do método 360º
- Reduz o efeito halo;
- Participação dos clientes;
- Contribui para a qualidade total;
- Facilita o autodesenvolvimento.
Desvantagens do método 360º
- Método mais caro;
- Mais demorado;
- Dificuldade das pessoas em dar e receber feedbacks;
- É mais Complexo;
- Tem alto custo de treinamento;
- Pode gerar ações conflitivas;
- Pode intimidar o avaliado.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)