Benefícios Legais
Férias
Salário maternidade
Gratificações
Aposentadoria
Seguro de acidentes de trabalhos
Os benefíciosassistenciais são referentes às ajudas oferecidas aos colaboradores e suas famílias, principalmente na área da saúde. Alguns exemplos são os planos de saúde, planos odontológicos, assistência educacional e seguro de vida.
Provêm o empregado e sua família de certas condições de segurança e previdência em casos de imprevistos ou emergências, fora de seu controle ou de sua vontade. Financeira por meio de empréstimos. Seguro de vida em grupo. Plano de complementação de aposentadoria.
Os benefícios recreativos são uma forma de melhorar a qualidade de vida dos funcionários proporcionando atividades de lazer. Se enquadram nessa categoria o acesso a clubes, colônias de férias e até mesmo momentos na empresa como um happy hour semanal.
Proporcionam ao empregado condições de repouso, diversão, recreação, higiene mental ou lazer construtivo. Áreas de lazer nos intervalos de trabalho.
Os benefícios supletivos são os que visam proporcionar aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades, para melhorar sua qualidade de vida. Os planos supletivos constituem as facilidades que, caso não sejam oferecidas pela empresa, o empregado teria de provê-las por si próprio.
Proporcionam aos empregados certas facilidades, conveniências e utilidades para melhorar sua qualidade de vida. Horário flexível de trabalho.
GAB C
CLASSIFICAÇÃO DOS BENEFÍCIOS
Quanto à exigibilidade: Os planos podem ser classificados em legais ou espontâneos, conforme a exigibilidade:
Benefícios legais: são os benefícios exigidos pela legislação trabalhista, previdenciária ou por convenção coletiva entre sindicatos, tais como:
- 13º salário;
- Férias;
- Aposentadoria;
- Seguro de acidentes de trabalho;
- Auxílio-doença;
- Salário-família;
- Salário-maternidade;
- Horas extras;
- Adicional por trabalho noturno e etc.
Benefícios espontâneos: são os benefícios concedidos por liberalidade das empresas, já que não são exigidos por lei, nem por negociação coletiva. São, também, chamados de benefícios marginais. Incluem:
- Gratificação;
- Seguro de vida em grupo;
- Refeições;
- Transporte;
- Empréstimos;
- Assistência médico-hospitalar diferenciada mediante convênio;
- Complementação de aposentadoria etc.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)