A) O ativo inclui todas as aplicações de recursos feitas pela organização, os bens e os direitos, tais como caixa, depósitos bancários, contas a receber de clientes, aplicações, estoques, prédios, terrenos e até mesmo ativos intangíveis. E o passivo é a origem de recursos.
B) Obrigações financeiras da empresa que se realizarão no período superior a um ano, como hipotecas e debêntures fazem parte do seu passivo circulante. Não circulante.
C) Ativos de curto prazo com elevada liquidez, como estoque e caixa, são chamados de circulantes. Alta liquidez: pode se transformar em dinheiro mais facilmente.
D) O patrimônio líquido é também conhecido como passivo não exigível, pois constitui uma obrigação da empresa perante seus proprietários, porém sem data de vencimento. Uma origem de recursos que não é fruto de dívida da empresa, mas o que a empresa é obrigada a dar aos seus próprios sócios.
E) Quando o valor do passivo é superior ao valor do ativo, o patrimônio líquido é negativo, o que significa que está em uma situação de falência técnica. E se negativo, há lucro.
Avisem-me qualquer erro.
Não desista, este é o seu calvário! "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX