SóProvas


ID
5640532
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A ideia da transferência da capital brasileira para o interior do País é antiga, presente sobretudo no contexto da independência (1822). Apesar de inscrita em constituições republicanas, ela apenas se concretizou no governo JK (1956-1961). No que diz respeito à construção de Brasília e à sua influência para a ocupação de vastas extensões do território até então pouco exploradas, julgue o item.  


Construída em tempo recorde, Brasília pouco interferiu nas contas públicas, já que seu financiamento foi assegurado por volumosas doações privadas, tanto nacionais quanto externas.

Alternativas
Comentários
  • gabarito errado, tendo em vista que foi o Erário, dinheiros e bens do estado, quem custeou as obras. Ou seja, interferiu sim nas contas públicas.

    viva o suissssssss

  • Estima-se que o gasto somente para a construção de Brasília teria sido 10% do PIB do Brasil em um determinado ano na época da sua construção

  • Minha contribuição.

    Tendo como prioridade a construção de Brasília, outras obras importante ficaram paralisadas. Além disso, o orçamento para a construção de Brasília terminou quando faltava apenas seis meses para a inauguração. Sem conseguir empréstimo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Juscelino Kubitschek emitiu títulos da dívida pública e aumentou a saída de moedas no país. Como consequência de tantos gastos e retiradas de dinheiro dos cofres públicos, a inflação explodiu nas décadas seguintes. Estima-se que os gastos com a construção de Brasília estejam entre 45 bilhões e 83 bilhões de dólares. Com o objetivo de acelerar as obras, durante a construção de Brasília os trabalhadores foram submetidos à jornada de dois turnos. Além disso, eles sofreram com a retenção de pagamento, cortes de água e falta de equipamentos específicos. Calcula-se que mais de três mil homens tenham morrido durante as obras.

    Fonte: www.educamaisbrasil.com.br

    Abraço!!!

  • ERRADO

    A construção de Brasília contou com oposição de parte dos políticos, em particular, e da sociedade, em geral. Uma das maiores críticas era em relação ao tamanho dos investimentos necessários diante da situação das contas públicas, tendo em vista que foi o Erário, dependente de financiamentos, quem custeou as obras.