SóProvas


ID
5640535
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A ideia da transferência da capital brasileira para o interior do País é antiga, presente sobretudo no contexto da independência (1822). Apesar de inscrita em constituições republicanas, ela apenas se concretizou no governo JK (1956-1961). No que diz respeito à construção de Brasília e à sua influência para a ocupação de vastas extensões do território até então pouco exploradas, julgue o item.  


Diferentemente do Plano Piloto, projetado por Lúcio Costa, a ocupação do entorno do Distrito Federal praticamente desconheceu o planejamento urbano, o que explica muitos dos problemas que envolvem a região, como, por exemplo, transporte público, moradia, lazer, saneamento e saúde. 

Alternativas
Comentários
  • GAB: Correto

    "O entorno do DF, cresceu de forma desordenada e sem o devido acompanhamento dos órgãos públicos. Diferentemente do plano piloto, o qual foi marco do planejamento urbano com características modernistas".

    BIZU: Lúcio costa = úrbanistico

    Oscar Niemeyer = arquitetônico

  • CERTO

    Os principais problemas da RIDE são

    • A ocupação populacional do Entorno do Distrito Federal não acompanhou a experiência de planejamento urbano que presidiu a construção de Brasília.
    • (RIDE) NÃO minimiza ao extremo as pressões por emprego e por serviços essenciais das populações do Entorno sobre o Distrito Federal. Estas populações sofrem com graves problemas sociais, como desemprego e falta de acesso a serviços essenciais.
    • Antes ambiente de chácaras, Monte Alto vem se transformando em mais uma cidade-dormitório do Entorno, sendo que sua história se assemelha a localidades como Girassol, em Cocalzinho de Goiás, Águas Lindas e Valparaíso de Goiás. O problema é que o povoado também sofre da mesma falta de estrutura e de vulnerabilidade que acompanha os municípios goianos e mineiros vizinhos ao Distrito Federal
    • As ações em conjunto entre DF e Entorno são raras e, quando ocorrem, se mostram ineficazes para resolver problemas urbanos, sociais e econômicos, e com isso, as dificuldades se acumulam em velocidade maior do que a operação estatal.
    • Apesar da grave situação de déficit habitacional, não podemos afirmar que o DF não possua nenhuma política habitacional. As políticas, na verdade, estão se mostrando ineficazes.

  • CERTO

    Até hoje em dia, as chamadas “cidades-satélites” e o entorno do Distrito Federal vivem situação social bem mais complicada do que a encontrada no Plano Piloto, onde a qualidade de vida e o planejamento urbanístico são de maior qualidade.

  • Minha contribuição.

    Consideram-se de interesse da RIDE os serviços públicos comuns ao Distrito Federal, aos estados de Goiás e

    Minas Gerais e aos municípios que a integram, relacionados com as seguintes áreas:

    -infraestrutura;

    -geração de empregos e capacitação profissional;

    -saneamento básico, em especial o abastecimento de água, a coleta e o tratamento de esgoto e o serviço de limpeza pública;

    -uso, parcelamento e ocupação do solo;

    -transportes e sistema viário;

    -proteção ao meio ambiente e controle da poluição ambiental;

    -aproveitamento de recursos hídricos e minerais;

    -saúde e assistência social;

    -educação e cultura;

    -produção agropecuária e abastecimento alimentar;

    -habitação popular;

    -serviços de telecomunicação;

    -turismo; e

    -segurança pública.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!