SóProvas


ID
5649214
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Blumenau - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

De acordo com as orientações a respeito de cinesiologia e biomecânica, o movimento de flexão dos ombros do paciente deve ser realizado em um plano de movimento específico, de forma que modificações nesse padrão podem indicar disfunção articular.


Indique o plano de movimento em que se passe o movimento de flexão dos ombros:

Alternativas
Comentários
  • 1º) O Plano Sagital: É aquele que divide o corpo em duas metades; uma direita e outra esquerda, é o plano nos quais os movimentos são visíveis de perfil. O movimento no plano sagital que leva uma parte do corpo para frente, partindo-se da posição anatômica denomina-se Flexão: exemplo: flexão de quadril.O movimento que leva uma parte do corpo para trás denomina-se Extensão: exemplo extensão do pescoço.

    2º) O Plano Frontal ou Coronal: É aquele que divide o corpo em partes anterior e posterior, é o plano no qual se realizam os movimentos visíveis de frente. O movimento no plano frontal que leva uma região do corpo para a linha mediana do corpo denomina-se Adução: exemplo: adução do quadril. O movimento que afasta uma região do corpo pra longe da linha mediana do corpo denomina-se Abdução: exemplo: abdução do ombro. Para o Tronco e Pescoço o movimento no plano frontal denomina-se Inclinação Lateral.

    3º) O Plano Transversal: É aquele que divide o corpo em parte superior e inferior , é o plano no qual se realizam em movimentos visíveis de cima e de baixo. O movimento em plano transversal que leva uma parte do corpo para “fora” (lateralmente), denomina-se Rotação Lateral : exemplo: rotação lateral do quadril. O movimento que leva uma parte do corpo para “dentro” (Medialmente), denomina-se Rotação Medial : exemplo: rotação medial do ombro. Para o Tronco as rotações efetuam-se para direita ou para esquerda.

    Fonte : Livro Anatomia para o Movimento

    Autor: Blandine Calais-Germain