SóProvas


ID
5650921
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Ivoti - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os discursos dos militares, no Brasil, no período antes da ditadura militar, era de que eles precisavam tomar o poder para afastar o perigo do comunismo; segundo o discurso, logo após a tomada do poder, seria(m): 

Alternativas
Comentários
  • PRA CIMA DA PMES!!

  • Segundo Boris Fausto, o movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência "do exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções".

    Gabarito: Letra C

  • Era época de guerra fria e o programa político e econômico de Goulart não atendia de nenhuma maneira a ala militar capitaneada pelos interesses de Washington.

    Como todo processo político que resulta em algum golpe de Estado, necessita-se de um discurso legitimador. Nesse sentido, os militares diziam que o país estava "correndo o perigo de um atentado comunista" e que precisava de intervenção urgentemente.

    O Brasil nunca de fato correu perigo de se tornar um país socialista, o que ocorreu, foi o "perigo" de seguir um projeto desenvolvimentista nacional que pudesse fornecer a nação uma posição estratégica na economia internacional no futuro, já que o país, a época, era visto como uma futura potência econômica da américa latina.

    Tínhamos um parque industrial de fazer inveja aos países emergentes da época, entre eles, a China que chegou até enviar pesquisadores ao país para estudar nosso desenvolvimento.

    Gabarito C