SóProvas


ID
56521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca das técnicas de arquivamento e dos procedimentos
administrativos, julgue os itens a seguir.

Os documentos dos arquivos correntes representam um ponto de partida para a tomada de decisões no órgão/instituição.

Alternativas
Comentários
  • É O ARQUIVO PERMANENTE QUE É USADO PARA TOMADAS DE DECISÕES DEVIDO SEU VALOR HISTÓRICO.É CONSTITUÍDO DE DOCUMENTOS QUE PERDERAM TODO VALOR DE NATUREZA ADMISNISTRATIVA E QUE SE CONSERVAM EM RAZÃO DE SEU VALOR HISTÓRICO OU DOCUMENTAL E QUE CONSTITUEM OS MEIOS DE CONHECER O PASSADO E A EVOLUÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO. RESUMINDO O OBJETIVO O ARQUIVO PERMANENTE É REUNIR, CONSERVAR, ARRANJAR, DESCREVER E FACILITAR AS CONSULTAS AOS DOCUMENTOS HISTÓRICOS QUE SÃO ARQUIVADOS DE FORMA DEFINITIVA.
  • Eu não entendi uma coisa. Porque os arquivos de valor histórico são pontos de partidas para a tomada de decisões? Não ficou claro para mim ... :(
  • Não concordo com essa questão...segundo o livro de arquivologia para concurso da Veston, nos arquivos correntes, estão presentes os documentos que são mais utilizados e estão a disposição da administração, justamente para a tomada imediata de decisões.Essa é uma característica da fase correntee e nada tem a ver com o valor histórico do documento.
  • Acho que o erro está em afirmar "como ponto de partida".
  • Ao meu entender memorandos, despachos, dentre outros, por exemplo,podem ser ponto de partida para vários assuntos decisivos.Um assunto decisivo ,em determinado momento, pode ser definido por qualquer uma das correspondências supracitadas.A ordem cronológica para arquivologia é de muita importância, porém quanto ao ponto de partida, ao meu entender, pode ser tanto arquivos intermediários quanto os correntes ou permanentes.Questão sem resposta !Não se pode admitir questões com o nível de dificuldade muito alto, a exemplo desta, em concursos de nível médio.Fala sério...
  • gente cuidado!em outro site essaquestão é considerada correta!!!!!!!http://www.ipccursos.com.br/pdf/resumoarquivologia.pdf
  •  Gabarito do CESPE diz que é CERTO

  • A CESPE DEU COMO CERTA ESSA QUESTÃO!!!!!

     

    ATENÇÃO PESSOAL!!!

  • PESSOAL, PARA SE TOMAR DECISÕES NÃO BASTA SE BASEAR EM FATOS CORRIQUEIROS (CORRENTES) E SIM COM BASE EM ALGO SÓLIDO, DE HISTÓRIA (PERMANENTE). A QUESTÃO REALMENTE ESTÁ ERRADA.

  • Claro que o gabarito desta questão é certo... atenção pessoal, alterem isso!

    No site do CESPE/UnB a questão foi dada como correta: Item 86 (http://www.cespe.unb.br/concursos/_antigos/2008/STJ2008/arquivos/STJ_Gab_definitivo_004_12.pdf)

    Os arquivos correntes, que são frequentemente consultados, são utilizados como ponto de partida para fins de controle e tomada de decisões.

  • Comentário elaborado pelos professores David Barreto e Fernando Graeff do site ponto dos concursos a respeito desta questão.

    " Os documentos correntes são constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados como ponto de partida ou prosseguimento de planos, para fins de controle, para tomadas de decisões das administrações etc.

    Item correto

     

  • Vamos pensar juntos?

    Ponto de Partida para tomada de decisões no órgão/instituição.

    Pode ser feito com base em Arquivos Correntes, Intermediários e Permanentes dependendo do assunto que exige decisão a ser tomada. Não é regra dizer que seja arquivo corrente.

    Lembrando que Arquivos Correntes influênciam os arquivos de custódia, e os Arquivos Permanentes são formados a partir dos Arquivos Correntes.

  • Os arquivos em qualquer uma das fases podem servir como ponto de partida para tomada de decisões, porém o maior número de decisões é tomado a partir do arquivo corrente, comprovado pelo seu grande número de acesso juntamente com a função dos documentos que produzem efeito no presente, pois quando os efeitos são futuros, geralmente são transferidos para o arquivo intermediário.

  • Pessoal, se o ponto de partida para tomada de decisões no órgão/instituição pode ser feito com base em Arquivos Correntes, Intermediários e Permanentes dependendo do assunto que exige decisão a ser tomada, então a questão está correta, pois não restringe a apenas o arquivo corrente.

  • Olá, pessoal!

    O gabarito foi corrigido.

    Correto: "C".

    Bons estudos!
  • Pessoal, meu pensamento foi
    Quando o STF promulga uma sumula vinculante ela tramitara por varios orgõas e tera valor de arquivo corrente,  servindo de direcionamento para
    futuras decisões.
    Caso esteja errado me corrija
  • Eu respondi esta pergunta com base no seguinte raciocinio, todos os documentos nascem no arquivo corrente, portanto as decisões a serem tomadas a respeito de tais arquivos nascem junto com eles, pois futuramente decisões serão tomadas a respeitos deles, ex: eliminá-los ou recolhe-los.

    Siguam este raciocínio e sejam feliz.
  • ITEM CORRETO!!!

     Pessoal, o membro da banca utilizou a coerência para fazer essa questão:

     1) O que é o arquivo corrente?
    O arquivo corrente são os documentos produzidos e recebidos pela instituição. Assim, imagine uma empresa como a CLARO. Ela faz relatórios, recebe informações sobre o mercado, respostas dos investimentos em marketing e por aí vai.... Caso alguma dessas medidas dê certo e resolva um problema em janeiro, o que o Diretor Executivo fará se mesmo problema ocorrer em 3 meses a frente? Irá no arquivo corrente e verá qual foram as decisões tomadas (ele irá buscar informações). É exatamente para isso que se acumula documentos - para se ter acesso a informações!!!
       Para se tomar uma importante decisão em uma empresa, não precisa nem falar né que é necessário: INFORMAÇÕES.... Veja que nem sempre elas estarão no arquivo: por isso PONTO DE PARTIDA!!!
       Valeu.....aqui meu amigo é derramando sangue....
  • Complementando... Basta usar a coerência. Se aquivo é fonte de prova, de evidência e de informação relevante, mesmo estando em fase corrente, a empresa não se priva de utiliza-lo. Ele pode ser "UM" ponto de partida...a questão não diz que é "O ÚNICO". Na verdade, é até mais comum que os arquivos em fase intermediária sejam usados para tomar decisões... já que eles são guardados por motivos jurídicos, técnicos e de consulta.
  • Os documentos do arquivo corrente possuem elevado valor administrativo, devido principalmente à "imediatidez" dos assuntos neles tratados. Sendo assim, eles são ferramentas essenciais para as atividades administrativas, especialmente as de gestão estratégica e tática, que envolvem tomada de decisão.

    Todas as decisões dos gestores institucionais tem como fundamento informações, e estas, em sua grande maioria, estão nos documentos de arquivo, especialmente os correntes.

    Portanto o item está correto.