- ID
- 5656057
- Banca
- IBFC
- Órgão
- Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
- Ano
- 2021
- Provas
- Disciplina
- Não definido
O interesse da antropologia pela política existe
desde os primórdios da disciplina, uma vez que
o estudo de sociedades e relações sociais é
estreitamente ligado à temática das relações de
poder. No contexto da tradição evolucionista,
que marcou a fase inicial da antropologia, o
foco recaía sobre as formas e os sistemas de
poder em sociedades "primitivas", cujas
características deveriam ser comparadas e
classificadas em relação ao sistema político
das sociedades modernas, consideradas mais
"evoluídas". Propunha-se, então, uma linha
evolutiva das formas de organização política,
que começava com a "horda primitiva" e
chegava ao Estado moderno. Analise as
afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).
( ) Nessa época, entre o final do século XIX e o
início da década de 1920, a grande maioria dos
estudos antropológicos não tinha a política
como tema central de interesse, nem a
antropologia política era pensada ou
formalizada como uma subárea de estudos.
( ) Com o avanço da tradição estrutural-funcionalista britânica, no entanto, a política
ganhou espaço, sobretudo nas etnografias
realizadas no contexto colonial anglo-africano.
Muitos desses estudos buscavam entender a
organização social de grupos e etnias sem a
presença de um sistema político formal, isto é,
sem Estado.
( ) É nessa direção que surgem as reflexões sobre
a importância dos sistemas de parentesco para
a hierarquia e a coesão sociais. Tendo como
referência inicial Radcliffe-Brown, sucederam-se autores como Evans-Pritchard, Meyer
Fortes, Max Gluckman, Edmund Leach e Victor
Turner, entre outros. Alguns dos textos
fundamentais da então recém-nomeada
"antropologia política" foram produzidos nesse
contexto.
( ) A definição de poder teria se tornado tão ampla
que poderia ser encontrada em qualquer
situação social, englobando literalmente todos
os temas da disciplina. Mas é nessa fase que
se consolidou institucionalmente o campo de
uma antropologia política (Easton, 1959). É
fundamental ressalvar que, embora dialogando
entre si com mais ou menos frequência, esses
antropólogos não produziram em absoluto
abordagens homogêneas da política.
Assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta de cima para baixo.