SóProvas


ID
5660620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-PB
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca das teorias sociológicas da criminologia, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gab: B

    A) A teoria da desorganização social é considerada uma teoria do conflito social. ❌ (CONSENSO)

    B) A subcultura delinquente é um exemplo de teoria do consenso.  ✅

    C) A escola de Chicago, importante marco para o estudo da criminalidade urbana, representa uma das teorias do conflito social. ❌ (CONSENSO)

    D) A criminologia feminista opõe-se frontalmente à criminologia crítica que advém do positivismo criminológico.❌é uma espécie de desdobramento da criminologia crítica.

    E) A teoria do labelling approach é exemplo de teoria do consenso, uma vez que se preocupa com os comportamentos não desviantes. ❌  (CRÍTICA)

    Dica da Profª Mariana Barreiras

    É CONSENSO que todo mundo quer CASA

    Chicago (escola)

    Aprendizado (associação diferencial)

    Subcultura deliquente (GABARITO)

    Anomia

    O CONFLITO é que estamos em CRISE

    •criminologia CRítica

    Interacionismo/ Simbólico/ Etiquetamento (Labelling approach)

  • Gabarito B

    A subcultura delinquente é um exemplo de teoria do consenso. 

  • Minha contribuição.

    Teoria da Subcultura Delinquente

    Surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos da América. Com o enriquecimento dos EUA, o abismo social tornou-se cada vez maior, levando a uma grande desigualdade e aumento da criminalidade. Assim nasceu a Subcultura Delinquente, que é voltada para o crime. Para a teoria quanto maior a desigualdade social (grande número de pobres) maior será a criminalidade. De certa forma é uma teoria preconceituosa, pois não explica os crimes cometidos pelos ricos (colarinho branco).

    Ex.: gangues, pichadores, facções criminosas.

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Teorias do Consenso e do Conflito (Teorias Sociológicas da Criminologia)

    -Teorias do Consenso (Etiológicas, Epidemiológicas ou Integração): ligadas ao conservadorismo (movimentos de direita). Busca a responsabilização racional e pessoal do delinquente, a sociedade é uma máquina e o delinquente é uma peça que não está funcionando bem. São exemplos: Escola de Chicago; Teoria da Associação Diferencial; Teoria da Anomia; Teoria da Desorganização Social; Teoria da Subcultura Delinquente e Teoria da Neutralização.

    -Teorias do Conflito: ligadas a movimentos revolucionários (movimentos de esquerda). O conflito seria natural e, até mesmo, desejado, quando controlado, para o progresso e mudanças necessárias da sociedade.

    a) Marxistas: a causa da criminalidade estaria na luta de classes, gerada pelo capitalismo.

    b) Não marxistas: relacionam a criminalidade com as tensões geradas pela distribuição desigual de poder.

    São exemplos: Labelling approuch (Etiquetamento ou Rotulação) e Teoria Crítica ou Radical.

    Dica: Uma dica que sempre me ajuda: sei que as Teorias do Conflito são duas - Labbeling Aproach (etiquetamento) e Crítica. Sabendo isto, já dá para ir por eliminação. O que for diferente disto, é Teoria do Consenso.

    Fonte: Diego Pureza

    Abraço!!!

  • Gabarito B

    A A teoria da desorganização social é considerada uma teoria do conflito social. ERRADO - A Escola de Chicago, que trata do crime através da desorganização social, é abordado pela Escola Sociológica do Consenso

    B A subcultura delinquente é um exemplo de teoria do consenso. CORRETO. A teoria da subcultura deliquente está entre as quatro abordadas pela Escola Sociológica do Consenso (Escola de Chicago, Teoria da Anomia, Associação Diferencial e Subcultura delinquente) 

    C A escola de Chicago, importante marco para o estudo da criminalidade urbana, representa uma das teorias do conflito social. ERRADO. Conforme foi dito no tópico anterior, a Escola de Chicago é defendida na Escola Sociológica do Consenso

    D A criminologia feminista opõe-se frontalmente à criminologia crítica que advém do positivismo criminológico. ERRADO. Segundo o Grupo de Estudos sobre Criminologia Contemporâneo em seu artigo, sobre Criminologia Feminista, percebemos que tal assunto, rechaça a ideia de sua origem do positivismo criminológico, senão vejamos: "a categoria de estudos sobre gênero se desenvolveu e revolucionou as análises feministas, construindo um olhar sobre a criminalidade junto das demandas femininas, de modo que os estudos criminológicos incluíram as mulheres na análise dos processos de criminalização, bem como criticaram o determinismo biológico, o sexismo, a violência institucional, as masculinidades, e as generalizações das teorias criminológicas."

    E A teoria do labelling approach é exemplo de teoria do consenso, uma vez que se preocupa com os comportamentos não desviantes. ERRADO. Também chamada de Teoria do Etiquetamento, ela trata justamente da ETIQUETA que é dada às pessoas. Através dela, percebemos que o crime só é crime, porque é rotulado como tal.

    Não desista que a vitória chega!!!