SóProvas


ID
5668492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2022
Provas
Disciplina
Não definido

Com referência a segurança da informação, julgue o item a seguir.


Vírus de macros são disseminados por meio de aplicativos que permitem a utilização embutida de linguagens de programação.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

  • Gab: C

    Os vírus de macro adicionam seu código às macros associadas a documentos, planilhas e outros arquivos de dados. 

    Propagação:

    • Os vírus de macro são comumente encontrados incorporados em documentos ou inseridos como código malicioso em programas de processamento de texto. Eles podem vir de documentos anexados a e-mails, ou o código pode ser baixado quando se clica em links de "phishing" em banners ou URLs.

    Riscos:

    • O principal risco do vírus de macro é sua capacidade de se espalhar rapidamente. Quando uma macro infectada é executada, todos os outros documentos do computador do usuário são infectados. Alguns desses vírus causam anomalias em documentos de texto, como palavras faltando ou inseridas, enquanto outros acessam contas de e-mail e enviam cópias de arquivos infectados para todos os contatos do usuário que, por sua vez, abrem e acessam esses arquivos porque vêm de uma fonte confiável.

    Tipos:

    • Vírus Concept
    • Vírus Melissa
  • Gabarito: CERTO

    • Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem.

     infecta documentos e não programas;

     é de fácil propagação, como pelo envio de e-mails;

    eles geralmente infectam arquivos de dados produzidos por aplicativos de escritório como o Microsoft Office;

     é necessário que o arquivo que contém o vírus seja aberto para que ele execute suas instruções maliciosas;

     a assinatura digital de um arquivo por meio da utilização de um certificado digital é capaz de evitar um vírus de macro.

  • Gab: C

    (CESPE) Determinado tipo de vírus eletrônico é ativado quando um documento por ele infectado é aberto, podendo então, nesse momento, infectar não apenas outros documentos, mas também um gabarito padrão de documento, de modo que cada novo documento criado sob esse gabarito seja infectado. Tal vírus, cuja propagação ocorre quando documentos por ele infectados são remetidos por correio eletrônico para outros usuários, é conhecido como vírus de macro. (CERTO)

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    Fonte: Cartilha Cert

    CUIDADO! As macros são gravadas em uma linguagem chamada de VBA (Visual Basic for Application)

    (CESPE PF) No Word, as macros são construídas com o uso da linguagem de programação VBO (Visual Basic for Office). (ERRADO)

  • Gabarito: Certo.

    O que é MACRO?

    Uma macro é uma série de comandos e instruções que você agrupa como um único comando para realizar uma tarefa automaticamente. As macros são gravadas em uma linguagem chamada VBA (Visual Basic for Application), que é uma linguagem de programada da Microsoft.

    Vírus de Macro:

    Utiliza técnicas de propagação baseadas em anexo de documentos que executam macros, porque nesses arquivos tendem a se espalhar mais rapidamente. Ex.: Microsoft Office (Excel, Word, PowerPoint).

    Outras questões sobre o assunto:

    (CESPE/2013) Vírus de macro infectam arquivos criados por softwares que utilizam linguagem de macro, como as planilhas eletrônicas Excel e os documentos de texto Word. Os danos variam de alterações nos comandos do aplicativo à perda total das informações. (CERTO)

    (CESPE/2010) Os vírus de macro que danificam documentos do Word podem ser eliminados com a instalação do aplicativo Visual Basic for Applications, do Windows. (ERRADO)

    (CESPE/2013) Ao salvar o arquivo em um disco removível, seu conteúdo será protegido contra vírus de macro, pois esse tipo de vírus ataca apenas arquivos no disco rígido. (ERRADO)

    (CESPE/2021) Os sistemas operacionais estão completamente protegidos da ação dos vírus de macro, já que esses vírus infectam apenas documentos do Microsoft Word.  (ERRADO)