SóProvas


ID
56692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A crescente evolução da computação tem sido impulsionada pelo
melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas
operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os
itens de 51 a 60.

Uma das responsabilidades dos sistemas operacionais é gerenciar a memória. Para que essa gerência possa garantir eficiência na execução dos processos, os sistemas operacionais tentam maximizar o número de processos residentes na memória principal. Para isso, foi introduzido, nos sistemas operacionais, o conceito de swapping, que consiste em dividir o programa em módulos de tamanhos diferentes, a fim de carregar o módulo que tiver o tamanho da área livre na memória principal.

Alternativas
Comentários
  • Aqui está o erro: "que consiste em dividir o programa em módulos de tamanhos diferentes, a fim de carregar o módulo que tiver o tamanho da área livre na memória principal."As páginas de memória são de tamanho fixo. Além disso, o objetivo não é carregar o módulo com o tamanho da área livre.
  • "No contexto de computação, tratando-se de gerenciamento de memória em sistemas operacionais, o Swapping, realizado pelo escalonador de medio prazo, consiste em remover processos da memoria (e da disputa ativa por CPU), reduzindo o grau de multiprogramação."http://pt.wikipedia.org/wiki/Swapping
  • O conceito de dividir em módulos refere-se à Memória Virtual.Swapping (troca) consiste em fazer a 'troca' da localização dos processos, do disco para a memória ou da memória para o disco.
  • Consegui enxergar dois erros:

    primeiro erro: Os sistemas operacionaus não tentam maximizar o numero de processos residentes na memoria principal, e sim minimizar. O que ele tenta maximizar é o numero de processos em execução, ou seja, os processos que estão prontos para ser executados devem ser evitados ficarem na memoria principal.

    segundo erro: O conceito de Swapping esta errado. O swapping é uma tecnica para resolver o problema de processos que aguardam por espaco livre adequado. Desta forma os processos nao ficam mais na memoria o tempo todo. Podem tb ficar no disco (arquivo swap)
  • Bruno, acredito que o comentário do primeiro erro encontrado por você esteja errado. Os sistemas operacionais tentam realmente maximizar o número de processos residentes na memória principal. Ora, quanto mais processos executando, mais teremos um desempenho melhor da multiprogramação.

    Para corroborar minha explicação, veja [1]:

    "A gerência de memória deve tentar manter na memória principal o maior número de processos residentes, permitindo maximizar o compartilhamento do processador e demais recursos computacionais." (Grifo meu)

    O único erro na questão é que a técnica descrita ("... dividir o programa em módulos de tamanhos diferentes, a fim de carregar o módulo que tiver o tamanho da área livre na memória principal") na verdade se chama Técnica de Overlay.

    Swapping é apenas uma técnica aplicada à gerência de memória para programas que esperam por memória livre para serem executados. Sendo que no swap out, o sistema escolhe um processo residente, que é transferido da memória principal para a secundária. E no swap in, ocorre o inverso.

    Referência:
    [1] Arquitetura de Sistemas Operacionais - 2ª Edição - MACHADO, Francis Berenger e MAIA, Luiz Paulo - Editora LTC.
  • Uma das responsabilidades dos sistemas operacionais é gerenciar a memória. Para que essa gerência possa garantir eficiência na execução dos processos, os sistemas operacionais tentam maximizar o número de processos residentes na memória principal. Para isso, foi introduzido, nos sistemas operacionais, o conceito de swapping, que consiste em dividir o programa em módulos de tamanhos diferentes, a fim de carregar o módulo que tiver o tamanho da área livre na memória principal.

    A estratégia de troca de processos (swapping) consiste em trazer totalmente cada processo para a memoria.

    Sistemas operacionais modernos - 2º ed p. 145
  • Para mim o erro da questão está em dizer que o conceito de swapping consiste em: "dividir o programa em módulos de tamanhos diferentes, a fim de carregar o módulo que tiver o tamanho da área livre na memória principal". Esse conceito pertence a Segmentação. Swapping e Memória Virtual são duas tecnicas diferentes para lidar com a sobrecarga de memória principal.

    A técnica Swapping consiste em trazer, em sua totalidade, cada processo para a memória principal, executá-lo durante um certo tempo e, então, devolvê-lo ao disco. (Fonte: SO Modernos Ed. 3 Tanenbaum)

    A técnica Memória Virtual permite que programas possam ser executados mesmo que estejam parcialmente carregados na memória principal. (Fonte: SO Modernos Ed. 3 Tanenbaum). Por sua vez, essa técnica pode ser exercida utilizando Paginação, Segmentação ou Segmentação com Paginação.

    Na Paginação o programa é dividido em módulos de tamanho igual. Por exemplo, um programa carregado na memória principal ocuparia um total de 100 KB pode ser dividido em 10 páginas de 10 KB cada. Teoricamente, na técnica de Memória Virtual só as Páginas necessárias a execução do programa ficarão na Memória Principal (MP), enquanto as outras ficam na Memória Virtual (MV) aguardando seu carregamento na MP quando forem necessárias a execução do programa. O problema dessa técnica está no desperdício chamado de fragmentaçao interna. Se no exemplo mencionado anteriormente o programa tivesse 101 KB teriamos 11 páginas de 10 KB, com uma das páginas utilizando apenas 1 KB e desperdiçando 9 KB.

    Na Segmentação o programa é dividido em módulos de tamanho variado. O problema dessa técnica está no despercídio chamado de fragmentação externa.

    Na Segmentação com Paginação o programa é dividido em módulos de tamanho variado e em cada módulo desse é utilizada a técnica de paginação. Isso resolve o problema de fragmentaçao externa, mas não resolve o problema da fragentação interna.

    Desculpem não ter explicado melhor a Segmentação e Segmentação com Paginaçao, fiquei sem tempo aqui. rsrsrs ^_~

     

  • "consiste em dividir o programa em módulos de tamanhos diferentes, a fim de carregar o módulo que tiver o tamanho da área livre na memória principal. "

    Isso não seria o conceito da técnica de overlay?

     

     

  • Uma das responsabilidades dos sistemas operacionais é gerenciar a memória.(CERTO)

     

    Para que essa gerência possa garantir eficiência na execução dos processos, os sistemas operacionais tentam maximizar o número de processos residentes na memória principal. (ERRADO)

    (Para que essa gerência possa garantir eficiência na execução dos processos, os sistemas operacionais tentam MINIMIZAR o número de processos residentes na memória principal (RAM), transferindo para a memória segundária (HD). Técnica conhecida como memória virtual.)

     

    Para isso, foi introduzido, nos sistemas operacionais, o conceito de swapping, que consiste em dividir o programa em módulos de tamanhos diferentes, a fim de carregar o módulo que tiver o tamanho da área livre na memória principal. (ERRADO)

    (Para isso, foi introduzido, nos sistemas operacionais, o conceito de OVERLAY, que consiste em dividir o programa em módulos de tamanhos diferentes, a fim de carregar o módulo que tiver o tamanho da área livre na memória principal)

  • Gabarito Errado

    swapping é uma técnica criada na tentativa de melhorar o problema da insuficiência de memória durante a execução de alguns processos em ambientes multiprogramados. Essa técnica consiste em transferir automaticamente todo o processo da memoria principal para o disco(swap out) e vice-versa.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • e-

    dividir programa em modulos é overloay, uma solucao ao problema de alocacao contigua single user, a qual so permite alocacao consecutiva, nao aproveitando blocos se nao forem grandes demais para o processo

  • Swapping -> Todo o processo é transferido

    Memória virtual -> Parte do processo é transferida.