SóProvas


ID
567169
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Eletricidade
Assuntos

A NBR 14039:2005 estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kV a 36,2 kV, à frequência industrial, a fim de garantir segurança e continuidade de serviço. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo


I - Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral, na média tensão, deve ser realizada, exclusivamente, por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

II - As posições de fechado e aberto dos equipamentos de manobra de contatos não visíveis devem ser indicadas por meio de letras e cores, adotando-se a seguinte convenção: I - verde: contatos fechados e O - vermelho: contatos abertos.

III - Quando a subestação de transformação fizer parte integrante da edificação industrial, somente é permitido o emprego de transformadores a seco.

De acordo com a Norma, está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • correto -  Em uma subestação com capacidade instalada MAIOR que 300 kVA, a proteção geral, na média tensão, deve ser realizada, exclusivamente, por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro). 

    Correto - Quando a subestação de transformação fizer parte integrante da edificação industrial, somente é permitido o emprego de transformadores a seco.


    II - as cores estão trocadas. verde significa liberado, contato aberto, vermelho significa perigo, energizado....

    logo resposta I e III. 

  • 5.3.1.1 Capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA:

    Em uma subestação unitária com capacidade instalada menor ou igual a 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro), ou por meio de chave seccionadora e fusível, sendo que, neste caso, adicionalmente, a proteção geral, na baixa tensão, deve ser realizada através de disjuntor.

    5.3.1.2Capacidade instalada maior que 300 kVA:

    Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

  • 9.4.3 Quando a subestação de transformação fizer parte integrante da edificação industrial, somente é permitido o emprego de transformadores a seco. Quando f orem utilizados disjuntores com líquidos isolantes não inflamáveis, estes devem ter um volume de líquido por pólo inferior a 1 L.

    Pelo visto o item III está correto, logo, o gabarito parece errado.

  • Essa questão é antiga. Em 2010 já era obrigado apenas Trafo Seco nesse caso?

  • 9.4.3 Quando a subestação de transformação fizer parte integrante da edificação industrial (e se não me engano em edificações residenciais também), somente é permitido emprego de transformadores a seco. Quando forem utilizados disjuntores com líquidos isolantes não inflamável estes devem ter um volume de líquido por pólo inferior a 1 L.

    ** Na verdade a indicação é que não se utilize transformadores a óleo em locais que apresentem risco de explosção ou sejam confinados.

  • NBR 14039 - 6.1.5.4.3 - As posições de fechado e aberto dos equipamentos de manobra de contatos não visíveis devem ser indicadas por meio de letras e cores, adotando-se a seguinte convenção:

    I - vermelho: contatos fechados e O - verde: contatos abertos.