SóProvas


ID
56806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito de software livre, julgue os itens seguintes.

Considera-se software livre um programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído, ainda que sob certas restrições.

Alternativas
Comentários
  • Não confundir software livre com software gratuito. Existem softwares que possuem o codigo fonte aberto para alteraçoes, mas ainda assim são pagos. Um exemplo é o Suse Linux. Trata-se de um Linux pago, porém Livre. As restrições garantem que a alteração precisa fazer referência ao autor código original dentre outras.
  • Resposta : Certo

    Certos tipos de regras sobre a maneira de como distribuir os softwares livres são aceitáveis , desde que não entrem em conflito com as quatro liberdades principais ;

    Um software é considerado como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários do software definidas pela Free Software Foundation:

    A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0); A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade; A liberdade de redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2); A liberdade de modificar o programa, e liberar estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade nº 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade;
  • CERTO

    Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foundation é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível.

  • Ainda que sob certas restrições?? alguém pode explicar melhor?

  • Ainda que "sob certas restrições", imagino eu que, se trata de o software livre ser um software que pode vir a ser pago ou que não pode jamais se tornar um software proprietário (ou seja, ninguém pode pegar um software livre e falar que a partir de agora ele tem o código fonte fechado, e revender isso com direitos autoriais).

  • Certas restrições seria não fechar o código fonte aberto? Alguém poderia explicar...

  • Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: IBAMA Prova: Analista Administrativo

    A respeito dos conceitos fundamentais de informática, julgue os itens a seguir.
    O sistema operacional Linux pode ser utilizado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.

    Nessa questão a banca considerou certa. Assim fica difícil

  • tudo é sua interpretação meu amigo, se você pensa por um lado macro, você daria essa questão como certa também. Mas na prova levo o conceito e entendimento da banca mais atual.

  • Posso até estar enganado, entretanto acho que a questão fala a respeito da aprovação de Linus torvalds. Quando existe uma alteração no Lixus feito por um usuário qualquer, é o próprio master que tem que aceitar ou descartar. Me perdoem caso meu comentário não esteja correto.

  • no estudo que fiz nao fala sobre alguma restriçao.

  • estilo pegadinha , pois no meu entender seria errado.

  • Gabarito: Certo.

    É plenamente possível que certas restrições sejam colocadas em uma distribuição do linux. Algumas empresas comercializam distribuições conforme uma demanda específica do cliente, tais distribuições possuem, em grande parte dos casos, certas restrições. É comum. O fato de um software ser de código aberto não significa, por si só, que ele não pode ser restringido não. Da mesma forma que um usuário pode modificá-lo o quanto quiser, outro pode restringi-lo o quanto quiser.

    Um exemplo real ocorre em governos ditatoriais. Não me lembro o país, mas as empresas disponibilizam, por padrão, nos computadores uma distribuição derivada do linux que não permite que o usuário instale certos tipos de programas, altere algumas permissões e por aí vai.

    Bons estudos!

  • DIFÍCIL ATURAR ESSE CERTO ....

  • Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: IBAMA Prova: Analista Administrativo

    A respeito dos conceitos fundamentais de informática, julgue os itens a seguir.

    O sistema operacional Linux pode ser utilizado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição.

    Nessa questão a banca considerou certa. 

    tem essa questao muito parecida com essa do cespe que fala q td isso ai que foi dito pode ser feito SEM RESTRIÇOES E a banca deu como certo, inclusive o professor do QC concordou. ai vem essa questap e fala q tem certas restriçoes e ta certa. sei q o TROVALS q da o ultimato, mas cm pode uma questao identica com respostas diferentes.

  • aff... cespe pq nos persegue tanto?

    Revisei meu material aqui e acredito que a restrição seja pela OBRIGATORIEDADE DO SOFTWARE PERMANECER COM A MESMA LICENÇA (LICENÇA PÚBLICA GERAL GNU (GPL))... ou seja se o Zezinho alterar o código fonte e distribuir, será obrigado a mantê-lo com a mesma licença, a GPL, isto é, livre.

  • ainda que com certas restrições?

  • Software livre é o software que concede liberdade ao usuário para executar, acessar e modificar o código fonte, e redistribuir cópias com ou sem modificações. Sua definição é estabelecida pela Free Software Foundation (FSF) em conjunto com o projeto GNU.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre#:~:text=Software%20livre%20%C3%A9%20o%20software,conjunto%20com%20o%20projeto%20GNU.