-
Fonte: http://www.bfpug.com.br/Como Contar PF.htm
III. Aplicação da Contagem
A contagem de pontos de função é realizada para medir o tamanho funcional de um sistema, independentemente de sua forma de implementação. Podem ser medidos:
Um projeto de sistema: neste caso, a contagem inclui tanto o sistema entregue ao final, quanto as modificações efetuadas ao longo do projeto e os programas destinados especificamente à implantação.Uma alteração em sistema: neste caso, a contagem inclui os novos componentes incluídos, os alterados e, também, os removidos do sistema original.
Um sistema – esta contagem é efetuada exclusivamente sobre o sistema entregue aos usuários, medindo o tamanho do sistema propriamente dito.
A técnica utilizada na contagem é a mesma em cada caso; a diferença está no que é considerado em cada um.
-
Durante a fase inicial do desenvolvimento de software, quando se tem os requisitos mínimos de funcionalidade do software, é feita uma contagem indicativa. Quando os requisitos estão prontos é feita uma contagem estimativa para ser utilizada na estimativa de prazo e custo. Após a fase de análise e projeto é feita a contagem detalhada que dará o tamanho real em pontos de função do software.
-
Por que a questão está correa? A contagem estimada não é realizada nos estágios iniciais da análise?
-
Etapas da Contagem
1 - Identificação do tipo de contagem– projeto de desenvolvimento, manutenção ou aplicação;
2 - Definição da fronteira da aplicação– escopo da aplicação;
3 - Contagem dos pontos de função não ajustados– reflete o conjunto de funções disponibilizadas ao usuário;
4 - Cálculo do fator de ajuste– afeta o tamanho funcional de um sistema;
5 - Contagem dos pontos de função ajustados
A contagem de pontos por função por estimativa que o avaliador queria dizer é a Contagem dos Pontos de Função Não Ajustados.
-
A questão é subjetiva.
Ela poderia ou não considerar que o processo de contagem está no início, sendo que existem atividades antes, como 1 - Identificação do tipo de contagem– projeto de desenvolvimento, manutenção ou aplicação; 2 - Definição da fronteira da aplicação– escopo da aplicação;
-
pra mim é ciclo de vida não contagem "...contagem de pontos por função por estimativa realizada nos estágios iniciais de contagem."
-
Informação adicional:
A NESMA – Netherlands Software Metrics Association (Associação de Métricas de Software da Holanda) é uma organização similar ao IFPUG, fundada em 1989, também composta por voluntários, que mantém seu próprio Manual de Práticas de Contagens.A diferença entre as regras mantidas pela NESMA e as mantidas pelo IFPUG é que a NESMA reconhece três tipos de contagem de pontos de função: Detalhada, Estimada e Indicativa. A técnica detalhada é similar a do IFPUG, as demais foram desenvolvidos para permitir que uma contagem de pontos de função seja feita nos momentos iniciais do ciclo de vida de um sistema, onde ainda não é possível identificar com precisão a quantidade de campos e arquivos envolvidos. Outra diferença é que para projetos de melhoria, é aplicado um Fator de Impacto sobre o tamanho dos pontos de função, cujo objetivo é amortizar o tamanho das funções envolvidas na melhoria.
NESMA propõe três tipos de contagem de pontos de função:
* contagem indicativa
* contagem estimada
* contagem detalhada
A contagem indicativa oferece um cálculo estimado da quantidade de pontos de função de um software, sem a necessidade de conhecer em detalhes o modelo de negócios do sistema. É utilizada na fase inicial da proposta de desenvolvimento, quando há apenas um modelo preliminar de dados. Os elementos utilizados para a contagem indicativa são os Arquivos Lógicos Internos – ALI e os Arquivos de Interface Externa – AIE. Assim, cada ALI identificado contribui com 35 pontos de função e cada AIE identificado contribui com 15 pontos de função.
A contagem estimada de pontos de função pode ser utilizada em sistemas quando não há uma precisão do nível de complexidade das funções existentes. Assim, é utilizada nas fases iniciais do ciclo de vida do sistema, quando não existem dados detalhados do negócio e que há apenas informações preliminares do funcionamento das funções de processamento do sistema. Os elementos utilizados para a contagem estimada são os ALI, AIE, EE, CE e SE.
A contagem detalhada utiliza as funções do tipo dado (ALI e AIE) e do tipo transação (EE, CE e SE). É necessário obter dados detalhados dos processos e do modelo de dados, como descrição de telas e relatórios ou mesmo um protótipo do sistema
-
Aonde está escrito isso Israel Martins? Que o avaliador queria dizer que é pontos de função não ajustado? Achei a resposta do Hederson a mais coerente.
-
As contagem de pontos por funções podem ser usadas nos mais diversos tipos de projetos, projetos novos, projetos existentes e projetos antigos.
Resposta: Certo