SóProvas


ID
56926
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Desde o desenvolvimento da arquivologia como
disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada
a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os
desdobramentos práticos da gestão ou a administração de
documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para
alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias
e ainda restrito, como experiência, a poucos países.
José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61
a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos
governamentais.

A gestão documental apareceu como nova área com estreito vínculo com a administração e distinta da arquivística, sendo esta considerada, no período entre as grandes guerras mundiais, como preocupada apenas com a documentação de interesse histórico.

Alternativas
Comentários
  • Embora sua concepção téorica e aplicabilidade tenha se desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, a partir do E.U.A. e Canadá, a gestão de documentos possuia raízes já no final do século XIX, em função dos problemas então detectados nas administrações públicas destes dois países, no que se referia ao uso e guarda. Na primeira metade deste século, criaram-se comissões governamentais nos E.U.A. e no Canadá, visando a encontrar soluções para a melhoria dos padrões de eficácia no uso dos documentos, por parte da administração pública. Vale ressaltar que, durante esse período, as instituições arquivísticas públicas caracterizavam-se pela sua função de órgão estritamente de apoio à pesquisa, comprometidos com a conservação e acesso aos documentos considerados de valor histórico.(...)A palavra-chave das administrações daqueles países, sobretudo dos E.U.A., passou a ser eficiência. A aplicação dos princípios da administração científica para a solução dos problemas documentais gerou os princípios da gestão de documentos, os quais resultaram, sobretudo, da necessidade de se racionalizar e modernizar as administrações. Não se tratava de uma demanda setorizada, produzida a partir das próprias instituições arquivísticas, em que pese as conseqüências extremamente inovadoras que trouxeram para a arquivologia. 

    José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

  • CERTO
    Se lermos o item devagar e com calma, fazendo uma ligeira alteração na redação, vemos que é uma questão simples: A gestão documental apareceu como nova área com estreito vínculo com a administração e distinta da arquivística (correto), sendo esta considerada (aqui ele se refere à arquivística, que está contida na gestão documental em sentido amplo), no período entre as grandes guerras mundiais, como preocupada apenas com a documentação de interesse histórico (que era a função precípua da arquivística).