https://mrvulpes.wordpress.com/2012/11/07/tipos-de-indexacao/
extração de palavras e/ou expressões dos documentos é tarefa que os computadores executam de modo bastante
satisfatório. A extração automática apresenta nítida vantagem em relação à extração feita por seres humanos, pois
a maior parte da indexação realizada por seres humanos se constitui em indexação por ATRIBUIÇÃO (Fonte: Petrobrás – Cesgranrio – 2010 – Q11).
Indexação por atribuição é aquela que envolve a atribuição de termos a partir de uma fonte que não é o próprio documento. Esse tipo de indexação representa-se a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de um vocabulário controlado.
Indexação derivativa/ extração: palavras ou expressões que realmente ocorrem no documento são selecionadas para representar o seu conteúdo temático. Uma forma primitiva de indexação derivada é o UNITERMO, que emprega apenas termos formados por uma única palavra tirada do texto.
Indexação Seletiva: é a indexação que atribui ao documento uma quantidade de termos muito limitada, atribuindo apenas 5 termos a cada documento.
Indexação Exaustiva: é a indexação que, como o próprio nome já diz , é exaustiva, ou seja, o indexador poderá atribuir ao documento quantos termos ele achar necessário para representar o documento.
Indexação de Citação: é a indexação, chamada de acasalamento bibliográfico, que é quando o indexador indexa uma citação comum dois documentos ou mais. Este tipo de indexação mostra-se importante, quando um usuário faz uma busca por citação, ai ele irá recuperar todos os documentos que contenham tal citação.
Indexação Ponderada: é a indexação que , como o termo já define, atribui pesos aos termos, a fim de identificá-los como mais importantes em relação aos outros termos.
Fonte: http://http://dci.ccsa.ufpb.br/enebd/index.php/enebd/article/viewFile/12/16