SóProvas


ID
57214
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

julgue os itens subsequentes, relativos aos processos de descrição
de conteúdos e às linguagens documentárias utilizadas para a
padronização do vocabulário utilizado nesses processos

A indexação e a elaboração de resumos envolvem duas grandes etapas: a análise conceitual e a tradução, sendo que essa última ocorre apenas quando são utilizadas linguagens documentárias.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro esteja em afirmar que a elaboração de resumos envolve a etapa de tradução.

  • Existe dois tipos de Tradução: por extração, de onde se retira o termo do proprio texto, e por atribuição, onde os termos são extraidos de um fonte que não seja o texto.

  • https://mrvulpes.wordpress.com/2012/11/07/tipos-de-indexacao/

     extração de palavras e/ou expressões dos documentos é tarefa que os computadores executam de modo bastante
    satisfatório. A extração automática apresenta nítida vantagem em relação à extração feita por seres humanos, pois
    a maior parte da indexação realizada por seres humanos se constitui em indexação por ATRIBUIÇÃO (Fonte: Petrobrás – Cesgranrio – 2010 – Q11).

    Indexação por atribuição é aquela que envolve a atribuição de termos a partir de uma fonte que não é o próprio documento. Esse tipo de indexação representa-se a substância da análise conceitual mediante o emprego de termos extraídos de um vocabulário controlado.

    Indexação derivativa/ extração: palavras ou expressões que realmente ocorrem no documento são selecionadas para representar o seu conteúdo temático. Uma forma primitiva de indexação derivada é o UNITERMO, que emprega apenas termos formados por uma única palavra tirada do texto.

    Indexação Seletiva: é a indexação que atribui ao documento uma quantidade de termos muito limitada, atribuindo apenas 5 termos a cada documento.

    Indexação Exaustiva: é a indexação que, como o próprio nome já diz , é exaustiva, ou seja, o indexador poderá atribuir ao documento quantos termos ele achar necessário para representar o documento.

    Indexação de Citação: é a indexação, chamada de acasalamento bibliográfico, que é quando o indexador indexa uma citação comum dois documentos ou mais. Este tipo de indexação mostra-se importante, quando um usuário faz uma busca por citação, ai ele irá recuperar todos os documentos que contenham tal citação.

    Indexação Ponderada: é a indexação que , como o termo já define, atribui pesos aos termos, a fim de identificá-los como mais importantes em relação aos outros termos.

    Fonte: http://http://dci.ccsa.ufpb.br/enebd/index.php/enebd/article/viewFile/12/16

     

  • Conforme Lancaster (2004, p. 18):

    Tradução, a segunda etapa da indexação, envolve a conversão da análise conceitual de um um documento num determinado conjunto de termos de indexação. A esse respeito, faz-se uma distinção entre indexação por extração (indexação derivada) e indexação por atribuição.

    Gab. Errado

  • O erro está na afirmação em a tradução ocorre APENAS quando são utilizadas linguagens documentárias. A tradução ocorre também por extração e por atribuição.