SóProvas


ID
57292
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de fundamentos de contabilidade, julgue os itens a seguir.

Créditos de funcionamento e créditos de financiamento são contas a receber distintas, porque os créditos de funcionamento referem-se a valores decorrentes de atividades normais da empresa e os créditos de financiamento consistem em valores de operações estranhas às atividades da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Créditos de Funcionamento – valores a receber decorrentes da própria atividade da empresa. Exemplos: contas a receber, duplicatas a receber, etc.Créditos de Financiamento – valores a receber decorrentes de financiamentos a terceiros e que não são diretamente relacionados com o objeto da atividade da empresa. Exemplos: Empréstimos a coligadas e/ou controladas.
  • INVESTIMENTOS DA INDÚSTRIA
     
    O ativo, ou patrimônio bruto, é igual à soma dos recursos próprios com os recursos de terceiros, representando as aplicações de recursos (Ativo = Passivo Exigível + Patrimônio Líquido).
     
    As aplicações, ou ativo, podem ser divididas em: bens numerários, de venda, de renda, fixos; créditos de funcionamento e créditos de financiamento.
     
    Bens Numerários - São as disponibilidades financeiras, como o dinheiro em caixa, em contacorrente bancária de livre movimentação, aplicações de liquidez imediata, cheques em cobrança.
     
    Bens de Venda - São bens que a indústria mantém em constante rotatividade, no desempenho desuas atividades de produção e comercialização. Têm como destino a venda. É o caso das matérias-primas, embalagens, produtos em fabricação, produtos acabados.
     
    Bens de Renda - São aplicações estranhas às atividades normais da empresa, mas que podemgerar rendas. É o caso dos imóveis para aluguel e das participações no capital de outras sociedades.
     
    Bens Fixos - Representam as aplicações em bens de uso permanente (tempo de vida útil acima de 1ano e valor relevante), necessários à manutenção das atividades da empresa. Podem ser tangíveis ou intangíveis. Entre os tangíveis, temos: edificações de uso, terrenos de uso, máquinas, equipamentos, ferramentas, móveis e utensílios. São intangíveis: marcas, patentes, despesas diferidas, concessões obtidas para a exploração de serviços públicos. As indústrias têm como característica um elevado grau de imobilização de recursos.
     
    Créditos de Funcionamento - São as contas a receber, os adiantamentos concedidos e os valoresa compensar decorrentes das atividades normais da empresa. É o caso das duplicatas a receber por vendas a prazo de mercadorias, dos adiantamentos a fornecedores de mercadorias, do ICMS, do IPI a recuperar.
     
    Créditos de Financiamento - São as contas a receber, adiantamentos concedidos e valores acompensar decorrentes das operações não usuais às atividades da empresa. É o caso, por exemplo, de empréstimos a diretores e adiantamentos a acionistas.

    Fonte: http://www.vemconcursos.com/arquivos/aulas/Ricardo_ferreira_contab_custo_cap01.pdf
  • Gabarito: Certo

    Crédito de Funcionamento --- valores decorrentes de atividades normais da empresa.

    Crédito de Financiamento --- valores de operações estranha às atividades da empresa.

  • Vale ressaltar que caso a empresa faça empréstimo, financiamento como seu negócio usual, será classificado como crédito de funcionamento.

  • CORRETO

    Direitos =créditos = ativos ( diferente de natureza das contas)

    Tipos de direitos :

    Créditos de funcionamento –> direitos ligados às atividades operacionais (funcionais) da empresa.

    Ex: venda a prazo a um cliente / duplicatas a receber

    Créditos de financiamento –> direitos não ligados às atividades operacionais (são não funcionais).

    Ex: empréstimo a sócios /coligadas /controladas

    Passivos = obrigações = débitos :( diferente de natureza das contas )

    Tipos de obrigações com terceiros:

    Débitos de funcionamento –> dívidas ligadas às atividades operacionais (funcionais) da empresa.

    Ex: compra a prazo de fornecedores

    Débitos de financiamento –> dívidas não ligadas às atividades operacionais (são não funcionais).

    EX: Empréstimo de sócios / coligadas/ controladas

  • Monitoria de notário salvou eu nessa

  • Créditos ou devedores

    Funcionamento: são as contas a receber, os adiantamentos concedidos e os valores a compensar decorrentes das atividades normais da empresa

    Financiamento: são as contas a receber, adiantamentos concedidos e valores a compensar decorrentes das operações não usuais às atividades da empresa.

    (CESPE 2011) Os créditos e débitos de financiamento são o resultado das operações normais das entidades, mesmo quando não envolvem instituições financeiras. (ERRADO)

    (CESPE 2009) Créditos de funcionamento e créditos de financiamento são contas a receber distintas, porque os créditos de funcionamento referem-se a valores decorrentes de atividades normais da empresa e os créditos de financiamento consistem em valores de operações estranhas às atividades da empresa. (CERTO)