-
Nesse caso o passivo superou o ativo temos então, uma situação Desfavorável, outra situação desfavorável é quando não existe ativo ou seja, o SL = P.
-
Muito pelo contrário!A "situação líquida" é o famoso Patrimônio Líquido. Pela equação fundamental do patrimônio: PL = Ativo - Passivo.Se PL + Ativo = Passivo, a situação da Entidade é péssima, pois ela deve a terceiros (Passivo), mais do que ela tem de haveres (Ativo)
-
Situação conhecida como "Passivo a descoberto"
-
Contabilidade Geral: Equação patrimonial
(TRT 17ª Região – Analista – Contabilidade – CESPE 2009)Quando, na equação patrimonial de uma entidade, o ativo total, somado à situação líquida, é igual ao passivo total, a situação financeira da entidade pode ser considerada bastante confortável.
E – A questão trata da equação fundamental da contabilidade: Ativo – Passivo = Patrimônio Líquido (situação líquida).
Neste caso, conforme dispositivo da questão, temos que: Ativo + Patrimônio Líquido = Passivo. Adequando à equação fundamental temos Ativo – Passivo = - Patrimônio Líquido, ou seja, neste caso teríamos uma situação denominada de Passivo a Descoberto, pois o Passivo é maior que o Ativo, fazendo com que o Patrimônio Líquido da empresa seja negativo.
Esta situação não é nada confortável para empresa, podendo até levá-la à falência.
Fonte: http://contadorconcurseiro.blogspot.com.br/2010/11/contabilidade-geral-equacao-patrimonial.html
-
Resposta: Errado
Se a equação é igual ao Passivo Total, a situação é ruim.
Bem explicado no segundo comentário (Rodrigo C.)
-
O que pode confundir na questão é a nomeklatura que foi dada: Ativo Total e Passivo Total.
-
Equação patrimonial é: Ativo = Passivo (Exigível) + Patrimônio Líquido. Desconsiderando outros fatores, a situação patrimonial da empresa estará confortável quando o P.L. for positivo, ou seja, quando o Ativo for maior que o Passivo Exigível. Caso o Passivo Exigível seja maior que o Ativo, o PL será negativo e a empresa estará em uma Situação Líquida negativa, deficitária, desfavorável, passiva ou passivo a descoberto, situação ruim para a entidade.
-
Essa questão está mal formulada. Primeiro, ao nomear Passivo Total, deveríamos considerar o Passivo Exigível + Patrimônio Líquido. Superando este erro ou dubiedade, mesmo considerando o Passivo Total como Passibvo Exigível, teremos a equação de acordo com a questão Ativo + PL = Passivo Exigível. Isso não existe, pois, caso tenhamos Ativo = $10, o PL = $30, de acordo com a questão, o Passivo Exigível = $40. Ou seja, o Passivo Total = $70 e Ativo = $ 10.
Se considerarmos Passivo Total = Passivo Exigível + PL, podemos ter a seguinte situação: Ativo = $10, Passivo Exigível = $10, PL = $10. Ativo ($10) + PL ($10) = Passivo Total ($20). Ou seja, não ha passivo em descoberto.
-
No balanço patrimonial o ATIVO TOTAL sempre será igual ao PASSIVO TOTAL. logo, AT = PT, na questão fala que: AT + SL (situação líquida) = PT, então a SL é neutra, compensada. Por exemplo: se o AT é 10, automaticamente o PT tem que ser 10, a SL é zero e não um passivo a descoberta como muitos responderam. 10+0=10. Então, nessa situação o ativo total é igual ao passivo exigível. Item errado pois a situação financeira não é confortável.
-
Se usarmos a lógica e pensar que vc tem que somar o ativo com a SL para ser igual ao PT fica obvio que o ativo é menor que o passivo, pois precisou ser somado com outro valor para chegar ao valor do passivo.
-
Gabarito: ERRADO
Quando a soma do Ativo com o PL for igual ao Passivo, estaremos diante de uma situação líquida negativa. Isso ocorre quando o total de bens mais direitos for menor do que o total das obrigações, e nesse caso a situação líquida é chamada de situação líquida negativa, situação líquida passiva, situação líquida deficitária ou passivo a descoberto. Portanto, ítem errado, pois a situação não será confortável.
Fonte: Livro Contabilidade 3D - Sergio Adriano
-
Gabarito: ERRADO
Se não me engano no balanço patrimonial o ATIVO TOTAL sempre será igual ao PASSIVO TOTAL. Logo, AT = PT. Sendo assim e se não me engano novamente, o PASSIVO TOTAL= PASSÍVEL EXIGÍVEL + PATRIMÔNIO LÍQUIDO(SL -> Situação Líquida). Deste modo, AT = PT -> AT = PE + PL. Na questão ele diz que o AT + PL = PT. Susbstituindo temos, (PE + PL) + PL = PT ou seja, (PE + PL) + PL = PE + PL. Assim, PL + PL - PL = PE - PE. Então, PL = 0. E se PL é 0, e SL é a mesma coisa que PL, então SL = 0 e é chamada de nula, compensada ou equilibrada. E não negativa como é afirmado, por alguns.
Patrimônio Líquido (PL que é a mesma coisa SL): representa a diferença entre o Ativo e o Passivo Exigível, ou seja, é a parte dos bens e direitos que efetivamente pertence à empresa e ficarão com o proprietário acaso a empresa seja extinta, depois que forem honradas todas as obrigações exigíveis.
E se o PL é igual a zero é porque o dono da empresa depois de ter pago tudo o que devia, fico com saldo igual a zero.
Entretanto... pensei no que disse o colega:
Se usarmos a lógica e pensar que, você tem que somar o Ativo Total com a SL para ser igual ao PT fica obvio que o Ativo Total é menor que o Passivo Total, pois precisou ser somado com outro valor para chegar ao valor do Passivo Total.
Só que se partirmos do que foi dito primeiramente, sendo SL = 0, então AT = PT, dessa forma, AT não é maior que PT.
-
A firma está Quebrando.
-
Temos que a Situação Líquida, SL, equivale a subtração do ativo, A, pelo passivo, P, sendo assim: SL = A - P;
.
Se tivermos:
- Ativo > Passivo: Teremos uma situação líquida, SL, positiva, favorável, superavitária, normal;
- Ativo < Passivo: Teremos uma situação negativa, passiva, deficitária, desfavorável, passivo a descoberto;
- Ativo = Passivo: Teremos uma situação nula, compensada.
-
Questão horrível! Pra mim Passivo Total é o Passivo Exigível + PL
Nessa questão considerou Passivo Total só como o Exigível.
-
Quando, na equação patrimonial de uma entidade, o ativo total, somado à situação líquida, é igual ao passivo total, a situação financeira da entidade pode ser considerada "Passivo a descoberto." SITUAÇÃO NADA CONFORTÁVEL.
-
Eu não entendi porque as pessoas estão falando que é passivo a descoberto. Eu interpretei como se fosse situação líquida nula. Acertei a questão, mas agora fiquei com essa dúvida. porque seria situação líquida negativa? Alguém poderia me explicar melhor??
-
É neutro pow!
Prestem atenção, Ativo total + a situação liquida. (Imagina um numero, 200 por exemplo).
Na questão diz que é igual ao passivo total, se é igual então é 200. E 200 - 200 = 0
Resultado nulo, ou seja, situação liquida nula ou compensada.
Resposta ERRADA, Não é favorável!
-
Passivo a descoberto, situação bastante desconfortável, os sócios devem para a empresa para cobrir seu resultado negativo. A empresa mais deve para terceiros do que tem capacidade de cobrir com ativos.
-
Ou o Pl será nulo,ou Negativo. N~~ao há a possibilidade dE HAVER Situação deficitária, a questão trata-se to passivo total,ou seja, Passivo total é passivo exigivel e passivo não exigivel.Logo não é possivel a situação Deficitária.
-
Equação: Ativos = PE + PL
-
SL Nula
Exemplo:
Ativo Total = 100
Passivo = 100
SL = 0
Ativo Total + SL = Passivo
-
Errado.
Se a soma do ATIVO + O PASSIVO = PL, temos uma situação neutra.
-
No item da questão temos: "a situação financeira da entidade pode ser considerada bastante confortável." Ou seja, o que a questão quer saber é se a empresa está em uma situação favorável no momento.
Ainda no item da questão temos: "o ativo total, somado à situação líquida, é igual ao passivo total"
Vejamos a resolução:
A equação patrimonial que a questão cita é: PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO - PASSIVO
Ativo é o conjunto de todos os bens e direitos que a entidade possui. Ou seja, um conjunto positivo.
Passivo é o conjunto de todas as obrigações que a empresa possui. Ou seja, um conjunto negativo.
Somamos os ativos e depois somamos os passivos e aplicamos a equação realizando assim uma subtração.
Quando o ativo é maior do que o passivo temos uma situação líquida favorável.
Quando o passivo é maior do que o ativo temos uma situação líquida desfavorável.
Quando o ativo e o passivo tem valores iguais, chegando a um resultado igual a zero (0) na equação; de fato temos uma situação líquida nula.
O que é favorável é bom; o que é desfavorável não é bom e precisa ficar favorável e o que é nulo não apresenta resultado. Quando a questão aborda que "o ativo total, somado à situação líquida, é igual ao passivo total" está se referindo a uma situação nula que não é favorável e nem desfavorável para a empresa. É uma situação nula.
Questão ERRADA!